Setor de serviços em Goiás sobe 4,7% em julho, maior alta no mês entre todos os estados

Com esse crescimento de julho, o setor de serviços chega ao ponto mais alto desde março de 2015

Postado em: 13-09-2022 às 10h44
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Setor de serviços em Goiás sobe 4,7% em julho, maior alta no mês entre todos os estados
Com esse crescimento de julho, o setor de serviços chega ao ponto mais alto desde março de 2015 | Foto: Reprodução/ Bigstock

O volume de serviços no estado de Goiás cresceu 4,7% no mês de julho, a maior alta registrada no mês entre todos os estados segundo a Diretoria de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número foi bem acima do mês anterior, junho, quando o crescimento foi discreto, com aumento de 0,8%. Com isso, o setor de serviços goiano apresenta alta de 9,1% no acumulado do ano e 9,4% no acumulado dos últimos 12 meses.

Destaque para transportes e serviços prestados às famílias

Com esse crescimento de julho, o setor de serviços chega ao ponto mais alto desde março de 2015. Essa retomada de crescimento é significativa, ligada principalmente aos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios e aos serviços prestados às famílias.

Continua após a publicidade

As atividades ligadas a transportes e correios cresceram 33,8% no mês, na comparação com julho de 2021. Assim, o setor acumula variação de 24,2% no ano de 2022. Dentro desse setor, um dos destaques foi a gestão de portos e terminais, muito relacionado ao escoamento de safra agrícola. O transporte como um todo foi beneficiado pelo escoamento de produção, carregamento de mercadorias e a retomada do transporte de passageiros.

Já o setor de serviços prestados às famílias, teve alta de 22,3% em julho, acumulando 28,5% em 2022. Em julho, os destaques desse setor foram, no geral, hotéis e restaurantes. As viagens de férias e a retomada do turismo auxiliaram no crescimento.

Leia também: Turismo sustentável está em alta no Estado após fase crítica da pandemia

Comparação com outros estados

Regionalmente, 17 das 27 unidades da Federação assinalaram expansão no volume de serviços em julho de 2022, acompanhando o avanço (1,1%) observado no Brasil. Entre os locais que apontaram taxas positivas nesse mês, os impactos mais importantes vieram de Goiás (4,7%) que registrou a maior alta entre as unidades da Federação e Pernambuco (4,0%). Também se destacam Santa Catarina (3,1%), São Paulo (1,3%), e Minas Gerais (1,9%). Em contrapartida, Distrito Federal (-2,8%) exerceu a principal influência negativa, seguido por Paraná (-1,2%) e Ceará (-2,5%).

Confira:

Veja Também