Indústrias pequenas são menos afetadas por escassez de matéria-prima

A falta ou o alto custo da matéria-prima continuou a ser a principal preocupação na indústria de transformação

Postado em: 07-11-2022 às 11h30
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Indústrias pequenas são menos afetadas por escassez de matéria-prima
A falta ou o alto custo da matéria-prima continuou a ser a principal preocupação na indústria de transformação | Foto: Banco de Imagens\ Freepik

De acordo com a pesquisa trimestral Panorama da Pequena Indústria, divulgada nesta segunda-feira (7), a escassez de matérias-primas estão afetam menos as indústrias de micro e pequeno porte.

Segundo o levantamento, de julho a setembro, a falta ou o alto custo da matéria-prima continuou a ser a principal preocupação na indústria de transformação, porém em menor intensidade que no trimestre anterior.

Para a analista de Políticas e Indústria da CNI, Paula Verlangeiro, o encarecimento e a dificuldade de acesso às matérias-primas não deixaram de atingir a indústria, mas o problema foi menos assinalado no terceiro trimestre e deve recuar ainda mais no fim do ano.

Continua após a publicidade

Confiança no comércio

Foto: Banco de Imagens\ Freepik

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) para as indústrias de pequeno porte, o indicador caiu mas mantém-se acima da média histórica de 53 pontos e indica manutenção da confiança.

Entre os itens considerados na composição dos índices, estão volume de produção, número de empregados, utilização da capacidade instalada, satisfação com o lucro operacional e situação financeira, facilidade de acesso ao crédito, expectativa de evolução da demanda e intenção de investimento e de contratações. (Possui informações ABr)

Veja Também