Sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Próximo de completar dois anos, PIX se consolida como meio de pagamento mais usado no país

Segundo a Febraban, o PIX atualmente já é o meio de pagamento mais utilizado no Brasil

Postado em: 14-11-2022 às 12h12
Por: Ícaro Gonçalves
Segundo a Febraban, o PIX atualmente já é o meio de pagamento mais utilizado no Brasil | Foto: Reprodução

O PIX completará dois anos de funcionamento no dia 16 de novembro. Nesse período, o meio de pagamento ganhou força e preferência por parte dos brasileiros, se consolidando como a forma de transação mais usada. Até o dia 30 de setembro, foram 26 bilhões de transações feitas no sistema financeiro nacional, com valores atingindo R$ 12,9 trilhões.

Levantamento feito pela Febraban apontou que logo no primeiro mês de funcionamento, as transações em Pix já ultrapassaram aquelas feitas com DOC (Documento de Crédito). A partir dali, a popularidade do sistema só aumentou.

Em janeiro de 2021, ele superou as transações com TED (Transferência Eletrônica Disponível). Dois meses depois ultrapassou as transações feitas por boletos. Sobrou até para os ‘queridinhos’ cartões de débito e crédito. O PIX ultrapassou as operações de débito em janeiro de 2022 e de crédito em fevereiro. Segundo a Febraban, o PIX atualmente já é o meio de pagamento mais utilizado no Brasil.

Continua após a publicidade

“As transações feitas com o PIX continuam em ascensão, revelando a grande aceitação popular do novo meio de pagamento, que trouxe conveniência e facilidades para os clientes em suas transações financeiras do cotidiano. Nos últimos 12 meses, registramos um aumento de 94% das operações com a ferramenta”, disse Isaac Sidney, presidente da Febraban.

Leia também: Pix terá alterações para rastrear contas laranjas e evitar golpes

Veja Também