Quinta-feira, 28 de março de 2024

Com promoções antecipadas para a Copa, varejo brasileiro fatura 14% a menos na Black Friday de 2022

Segundo o levantamento, os números já eram esperados, considerando que muitos varejistas anteciparam suas promoções no início da Copa do Mundo

Postado em: 29-11-2022 às 08h11
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Com promoções antecipadas para a Copa, varejo brasileiro fatura 14% a menos na Black Friday de 2022
Segundo o levantamento, os números já eram esperados, considerando que muitos varejistas anteciparam suas promoções no início da Copa do Mundo| Foto: Mara Sousa

A Black Friday de 2022 no varejo brasileiro registrou queda de 14% no volume de vendas, na comparação com a mesma data de 2021. O que ajudou a ‘salvar’ o período para os lojistas foi o fim de semana dos dias 26 e 27, quando as promoções permaneceram e as vendas marcaram alta de 27%.

Os dados foram levantados pela Linx, empresa de software para varejo, que analisou uma base de mais de 2.800 grandes varejistas e marketplaces. Segundo o levantamento, os números já eram esperados ao longo do mês, considerando que muitos varejistas anteciparam suas promoções no início da Copa do Mundo.

Uma semana antes da Black Friday, as vendas do varejo subiram 6,7%, enquanto o ticket médio – ou seja, o valor médio gasto pelos clientes em determinado período – teve alta de 51% em relação a 2021.

Continua após a publicidade

No dia de jogo

O segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo, disputado nessa segunda-feira (28), teve impacto de 54% nas duas horas que antecederam a partida, percentual maior que na estreia da Seleção Brasileira, na última quinta (24), quando caiu 46% nas três horas que antecederam o jogo.

O volume de vendas foi retomado mais rapidamente ao longo do jogo e, após o fim da partida, somou 140% de aumento em relação ao início, enquanto na primeira partida da Seleção Brasil ela aumentou 31% do início ao apito final, com picos de vendas no intervalo do jogo e quedas acentuadas nos minutos em que foram realizados os dois gols que selaram a vitória do Brasil.

Aplicativos de supermercados

A Black Friday 2022 também foi movimentada nos aplicativos de supermercados, segundo análise de dados da Mercadapp, que avaliou o desempenho de centenas de supermercados e empórios. O número de pedidos de sexta-feira (25) a domingo (27) foi 15% superior em relação ao mesmo período de 2021.

Os dados apontam alta de 6% de faturamento, apesar do ticket médio ter caído 10%. Entre os itens mais procurados estão bebidas alcoólicas e alimentos de hortifruti, e nas categorias de produtos, se destacaram os itens de mercearia, laticínios e limpeza.

Leia também: Vendas pela internet na Black Friday de 2022 caíram 23%

Veja Também