Quinta-feira, 28 de março de 2024

GoiasPrev divulga calendário 2023 para recadastramento de aposentados, inativos e pensionistas

São mais de 70 mil segurados da instituição que precisam buscar o serviço, segundo o governo de Goiás

Postado em: 19-01-2023 às 08h21
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: GoiasPrev divulga calendário 2023 para recadastramento de aposentados, inativos e pensionistas
São mais de 70 mil segurados da instituição que precisam buscar o serviço, segundo o governo de Goiás (Foto: Governo de Goiás)

A Goiás Previdência (GoiasPrev) já tem as datas do recadastramento anual obrigatório de 2023 para aposentados, militares inativos e pensionistas do Poder Executivo, Polícia Militar e Bombeiro Militar. Para aqueles que fazem aniversário no mês de janeiro, este pode ser feito desde o dia 1º até 28 de fevereiro. Confira todas as datas no fim da matéria.

Todas as informações sobre o serviço estão na página da Goiás Previdência (goiasprev.go.gov.br). Inclusive, é por lá que o segurado poderá fazer o procedimento. São mais de 70 mil segurados da instituição que precisam fazer o recadastramento, entre vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS-GO) ou ao Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM-GO), conforme o governo estadual.

Ainda conforme o ente, a prova de vida visa evitar pagamentos indevidos (óbitos não identificados e fraudes, por exemplo). Além disso, realizá-la no prazo determinado evita o bloqueio de pagamento a partir do segundo mês, bem como a suspensão do benefício a partir do quarto mês subsequente ao do aniversário. Em média, o Estado realiza 5 mil provas de vida por mês.

Continua após a publicidade

Também é possível buscar o atendimento presencial, graças uma parceria da GoiasPrev com o Portal Expresso e o Vapt Vupt. Caso o município não tenha esses serviços, os segurados podem procurar uma unidade do Ipasgo.

Como fazer o recadastramento:

Goiasprev (atendimento por videoconferência)

Exclusivo para pensionista, aposentados e militares inativos com comorbidade comprovada por atestado e para os que residem fora do estado ou do país.

Agendamento por e-mail

O segurado deve enviar e-mail para o endereço [email protected] e aguardar resposta em até 48h ou 2 dias úteis, com data e horário disponíveis para a realização do recadastramento.

Para os aposentados e pensionistas que residem fora de Goiás, também há a opção do recadastramento por meio do site (goiasprev.go.gov.br).

Vapt Vupt (atendimento presencial)

Agendamento prévio para quem tem menos de 60 anos, pelo site vaptvupt.go.gov.br/agendamento. Clique na opção: AGEND. RECADASTRAMENTO GOIASPREV

Postos do IPASGO (atendimento presencial)

Comparecer na regional ou posto do Ipasgo com a documentação exigida por lei: documento pessoal (RG, carteira de trabalho, passaporte, CNH ou carteira profissional, com validade em todo o território nacional) e comprovante de endereço atualizado, com CEP válido.

Recadastramento Digital

Veja o passo a passo pelo site goiasprev.go.gov.br/video-expresso

Mais informações:

Segunda a Sexta – 8h às 17h: (62) 98295-0319 (WhatsApp)

Segunda a Sexta – 8h às 12h / 13h às 17h: (62) 3201-7827 / 7828 / 7830 (GECAF)

Segunda a Sexta – 8h às 13h / 14h às 17h: (62) 3201-7850 / 7849

Para conferir o calendário completo e orientações para fazer a atualização do cadastro, basta acessar o link goiasprev.go.gov.br/noticias/820-calend%C3%A1rio-de-recadastramento-2023-e-agendamento.html


Veja Também