Dia do Trabalho é marcado por alta em número de empregos no País

Para Ministério do Trabalho, números positivos refletem ações de recuperação e justificam otimismo em relação à geração de empregos

Postado em: 01-05-2018 às 15h55
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia do Trabalho é marcado por alta em número de empregos no País
Para Ministério do Trabalho, números positivos refletem ações de recuperação e justificam otimismo em relação à geração de empregos

O trabalhador brasileiro tem motivos para olhar para o futuro com esperança neste 1º de maio, nas comemorações do Dia do Trabalho. Os resultados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostraram sinais de recuperação do mercado de trabalho depois de três anos com números negativos no saldo anual.

Questionado, o ministro do Trabalho, Helton Yomura, disse que apesar de o índice de desemprego ainda ser expressivo, as medidas adotadas pelo governo federal desde 2016 estão revertendo essa situação.

Continua após a publicidade

Segundo o Caged, o emprego formal no Brasil apresentou aumento de 56.151 postos de trabalho em março, uma alta de 0,15% em relação ao estoque do mês anterior. Foi o melhor mês de março para o mercado de trabalho brasileiro desde 2013, quando o saldo atingiu mais de 183 mil novos postos.

No acumulado do ano, o aumento total é de 204.064 empregos, equivalente a uma expansão de 0,54% em relação ao estoque do final de 2017. Nos últimos 12 meses, houve acréscimo de 223.367 postos de trabalho, um crescimento de 0,59%. 

“São números animadores, mas ainda há trabalho a ser feito para que todos os trabalhadores brasileiros possam recuperar seu emprego”, afirmou Yomura.

Da mesma forma, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a população ocupada chegou a 92,1 milhões no último trimestre de 2017, um crescimento de 811 mil trabalhadores ativos em relação ao trimestre anterior (+0,9%). Já na comparação com o mesmo trimestre de 2016, a alta foi de 2,0%.

A expectativa é de que os dados continuem sendo positivos nos próximos meses, refletindo ações e iniciativas do governo e, especialmente, do Ministério do Trabalho para ajudar na recolocação dos trabalhadores no mercado 

Veja Também