Petrobras muda política de preços do petróleo

PPI foi implementado na gestão de Michel Temer e alinhava valores locais aos internacionais

Postado em: 16-05-2023 às 09h12
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Petrobras muda política de preços do petróleo
PPI foi implementado na gestão de Michel Temer e alinhava valores locais aos internacionais (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Petrobras anunciou, nesta terça (16), o fim da política de preços implementada no governo Michel Temer (MDB). Ou seja, o fim da paridade internacional de preços (PPI) do petróleo e combustíveis derivados.

Vale citar, a regra alinhava os preços locais aos internacionais. Desta forma, qualquer oscilação externa refletia diretamente no mercado interno. A mudança na política de preços era promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em nota, a estatal informou que “os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”.

Continua após a publicidade

Segundo a companhia, o intuito é tornar os preços mais competitivos, com duas referências do mercado. Um deles o custo alternativo do cliente e o outro o valor marginal para a Petrobras.

Em relação ao primeiro, a estatal afirma que este “contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos”. Já o segundo é baseado no “custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino”.

Veja Também