Consumidor opta compra de bens pelo consórcio

Consórcio é uma alternativa para garantir um futuro confortável com renda extra

Postado em: 11-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Consumidor opta compra de bens pelo consórcio
Consórcio é uma alternativa para garantir um futuro confortável com renda extra

Quando o assunto é comprar um imóvel e veículo, o consórcio é uma das formas de realizar estes sonhos. Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), indicam que apenas no primeiro mês do ano, 182 mil novas cotas de consórcio foram comercializadas frente as 176 mil registradas no mês de janeiro de 2017. Em 2017, o consórcio de imóveis fechou com crescimento de 45,1% em volume de créditos comercializados em comparação com 2016. A Abac ainda afirma que houve um aumento de 26,4% no número de novas cotas de consórcio, que passaram de 225,2 mil em 2016 para 284,7 mil em 2017.

Segundo o Wesley Kennedy, diretor do Grupo Govesa, o consórcio pode ser uma alternativa interessante e acessível para quem quer garantir um futuro confortável, já que é possível poupar dinheiro para adquirir bens ou serviços futuros, como casas e apartamentos, terrenos, salas comerciais, vagas de garagens, construções ou reformas. Além disso, também há a possibilidade, inclusive, de quitar um financiamento já em andamento.

Continua após a publicidade

Este é o caso do proprietário de empresa gráfica, Leopoldo Moreira Neto, de 55 anos. Ele conta que chegou a fazer previdência privada, mas não ficou satisfeito com a remuneração. “Construí boa parte do meu patrimônio por meio do consórcio imobiliário”, revela. Hoje, o empresário é dono de sete locais para locação e dez terrenos para construção e parte deste patrimônio é resultado do consórcio imobiliário.

Além disso, ele também conseguiu construir uma sede própria para a empresa, fez uma recente expansão e até mesmo adquiriu frota de cinco veículos. “Tenho certa dificuldade para juntar dinheiro, mas pagar prestação não. Assim, me forço a poupar e ter uma segurança no amanhã. Quando compro um imóvel comercial, o aluguel dele faz parte da minha renda para um futuro próximo”, revela. Este ano, Leopoldo faz um consórcio, mas no ano passado fez quatro, todos focados na compra de imóveis.

Pai de duas filhas, Leopoldo investe em consórcios imobiliários há mais de 15 anos. Ele acredita que formar patrimônio e renda garantirá um futuro para ele e a família. “Já coloquei minhas duas filhas para poupar com o consórcio”, complementa.

O consórcio

Diferentemente da caderneta de poupança, em que o dinheiro pode ser sacado a qualquer momento, no consórcio sempre há um objetivo definido e um prazo máximo de poupança, e isso disciplina o cliente a guardar mensalmente um pouquinho da renda.  Assim, é possível poupar dinheiro para adquirir bens ou serviços futuros, como casas e apartamentos, terrenos, salas comerciais, vagas de garagens, construções ou reformas.

Em 2016, segundo dados da Associação Brasileira de Administradores de Consórcios (Abac), em 2016, 57% dos consorciados eram de pessoas com mais de 40 anos. Já em 2017, este número aumento para 60%.  Com isso, a Abac pontua que a idade em torno de 45 anos é um bom perfil para o setor de investimentos.

Wesley Kennedy ressalta que na hora de poupar para se aposentar com a ajuda do consórcio, vale se atentar a algumas questões.  “Busque por instituições autorizadas pelo Banco Central, fique atento às taxas administrativas e esteja ciente dos prazos de contemplação”, orienta. 

Veja Também