Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bancos estão alterando datas de fechamento das faturas dos cartões?

Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor, clientes notaram as alterações sem recebimento de comunicação prévia das instituições

Postado em: 08-06-2023 às 09h01
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Bancos estão alterando datas de fechamento das faturas dos cartões?
Bancos estão alterando datas de fechamento das faturas dos cartões de crédito? | Foto: Reprodução/ Mobile Transaction

Bancos de todo o país estão mudando as datas de fechamento da fatura dos cartões de crédito, como informou o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). De acordo com a ONG, foram registradas reclamações de clientes sobre alterações sem comunicado prévio das instituições

A mudança se refere a uma redução do prazo entre o fechamento e a data de vencimento da fatura, que costumava ter 40 dias, em média. Ou seja, quando a fatura era fechada, existe um prazo até a data limite de pagamento. Durante esse período, todas as novas compras entrar para a fatura seguinte.

Caso a alteração do prazo não esteja de acordo com o contrato no momento da adesão do cartão, tal medida poderá configurar como quebra de contrato, com alteração unilateral, como afirma o Idec. Segundo a ONG, dependendo do caso a mudança pode ser considerada como propaganda enganosa.

Continua após a publicidade

No entanto, o Instituto lembra que não existe regulação para essa política, apesar de ser prerrogativa do banco a alteração do prazo, a instituição deve informar a decisão ao cliente com antecedência.

Em entrevista ao G1, Nubank e Bradesco afirmam que não realizaram alterações nas datas de fecgamento das faturas. O Banco do Brasil afirma que o fechamento de suas faturas ocorrem dez dias antes do vencimento.

Já o Santander não deu resposta, enquanto o Itaú disse estar alterando o período de fechamento da fatura de seus cartões de crédito e que, durante esse processo, seus clientes tem sido comunicado com antecedência.

Qual a reclamação?

A mudança apontada pelo Idec diz respeito ao prazo entre o fechamento e a data de vencimento da fatura do cartão de crédito, que costuma ter 40 dias.

A reclamação é justamento sobre a redução desse prazo. Segundo o Idec, as alterações têm sido “promovidas de forma abusiva e desrespeitosa com os consumidores”. O Instituto afirmou ter identificado reduções de até 5 dias.

Caso essa diminuição de 10 para 5 dias fosse aplicada, o período de abertura e vencimento da fatura chegaria ao total de 35 dias. O que, na prática, antecipa pagamentos que poderiam ficar para a fatura seguinte.

O Idec orienta que os clientes fiquem atentos à movimentações dos bancos e encontrem melhores datas para compras utilizando o cartão de crédito.

Segundo o Instituto, a ideia é evitar possíveis surpresas nas próximas faturas com valores acima do que estavam previstas para o pagamento, o que pode fazer com que o consumidor entre no crédito rotativo, uma modalidade mais cara do mercado.

O que dizem os bancos

Nubank

“O Nubank não fez nenhuma alteração na data de fechamento e pagamento de faturas”.

Bradesco

“O Bradesco não alterou as datas de fechamento das faturas dos Cartões de crédito”.

Itaú

“O Itaú Unibanco informa que está realizando uma alteração no período de fechamento da fatura de seus cartões, que passou a acontecer oito dias antes do vencimento da fatura.

Mesmo com a mudança, os cartões do Itaú seguem com um dos maiores intervalos do mercado entre fechamento da fatura e seu pagamento.

A alteração, motivada principalmente pela substituição de faturas em papel pelas digitais, não impacta suas datas de vencimento, que permanecem as mesmas. As mudanças estão em andamento e devem chegar a todos os clientes nos próximos meses.

O Itaú reforça seu compromisso com a transparência e, por isso, tem comunicado os clientes sobre a situação com antecedência em diversos canais, como e-mail, SMS, aplicativos e com aviso em todas as faturas.

A melhor data de compra também é atualizada com antecedência nos canais digitais, para que os clientes possam se programas. Nossa equipe está disponível nos canais de atendimento para esclarecer eventuais dúvidas”.

Veja Também