Comprador precisa ter atenção quando for adquirir imóvel

Realizar uma visita ao local e verificar se está tudo de acordo com o prometido é um dos cuidados que o consumidor precisa ter

Postado em: 16-10-2018 às 14h00
Por: Patrick Wallison
Imagem Ilustrando a Notícia: Comprador precisa ter atenção quando for adquirir imóvel
Realizar uma visita ao local e verificar se está tudo de acordo com o prometido é um dos cuidados que o consumidor precisa ter

Comprador precisa ter atenção quando for adquirir imóvel (Foto: Reprodução)

Da Redação

Comprar o imóvel próprio ainda é o sonho de muitos brasileiros, além de ser uma opção de investimento muito comum. Sendo para morar ou investir, num imóvel novo ou usado, é bom se atentar para alguns cuidados antes de fechar negócio.

Continua após a publicidade

Neste caso, no momento da vistoria de recebimento da unidade é sempre importante realizar uma visita ao local e verificar se está tudo de acordo com o prometido. O imóvel pode ter sido comprado com intuito de revenda, por um investidor que aproveitou o período de construção para ter lucro na época da entrega das chaves, o que pode ter resultado em uma vistoria pouco minuciosa. “Acontece que um apartamento ou casa nem sempre tem sua vistoria feita com todo o cuidado necessário, o que traz transtornos futuros tanto para o comprador como para o vendedor, uma vez que fica mais difícil a constatação de determinado item de discordância, se estava presente no momento do recebimento da unidade ou se foi causado pós-entrega”, explica o engenheiro civil Celso Antônio de Souza Júnior.

Segundo Celso outro ponto importante é conhecer a construtora e saber seu histórico de eventuais problemas. “É bom checar se tem muita ocorrência de atraso nas entregas, se presta as devidas garantias, se tem solidez e se entrega o que promete”, orienta.

Para quem está de olho em um usado, pode ser um grande negócio. Mas antes vale se certificar de alguns pontos. Um deles é o estado do imóvel, se necessita de manutenções e se tem vícios de construção, além de checar a parte documental. “Certifique-se da cadeia aquisitiva, se houve litígios envolvendo os antigos proprietários que podem futuramente recair sobre o imóvel. Dessa forma você consegue analisar melhor os pontos negativos e positivos”, explica Celso.

No caso específico de apartamentos, também é preciso conhecer o condomínio. Avaliar em qual andar está localizado, como é a vaga na garagem, qual o valor cobrado mensalmente e se tudo o que é oferecido funciona.

Por fim, vale à pena contar com a ajuda de um profissional para ajudar na decisão sobre se é ou não um bom negócio. Em geral, quem não é acostumado a avaliar imóveis não consegue perceber diferenças entre qualidade de acabamento e possíveis problemas construtivos. “Mas se você não puder contratar um profissional, não tem problema. Peça ajuda a um amigo com mais experiência para dar uma visão diferente e mais imparcial”, recomenda o engenheiro.

 

Veja Também