Goiânia recebe maior evento de tomate industrial da América

Com temáticas voltadas para o aprimoramento da cadeia produtiva, o 9º CBTI tem na pauta atualizações sobre o cenário do tomate industrial no Brasil e no mundo

Postado em: 01-11-2018 às 14h30
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia recebe maior evento de tomate industrial da América
Com temáticas voltadas para o aprimoramento da cadeia produtiva, o 9º CBTI tem na pauta atualizações sobre o cenário do tomate industrial no Brasil e no mundo

Da Redação

Goiânia tem maior participação na produção de tomate para processamento do Brasil, recebe entre os dias 20 e 22 de novembro a 9ª edição do Congresso Brasileiro de Tomate Industrial (CBTI). O encontro, que será realizado no Centro de Eventos da UFG, reunirá produtores, pesquisadores, fornecedores e profissionais do setor público e privado. Mais de 400 congressistas de vários países são aguardados. 

Continua após a publicidade

Com temáticas voltadas para o aprimoramento da cadeia produtiva, o 9º CBTI  tem na pauta atualizações sobre o cenário do tomate industrial no Brasil e no mundo, palestras sobre o uso de inteligência artificial na produção agrícola, rastreabilidade do fruto e tecnologia de alimentos. O congresso também vai abordar o processo de sucessão familiar no mundo dos negócios. 

De acordo com o vice-presidente da Abratop (Associação Brasileira da Cadeia Produtiva de Tomate Industrial), Rafael Sant’ana, a programação do 9º CBTI foi preparada a fim de garantir o intercâmbio de conhecimento, experiências e informação entre os participantes. “Uma das razões do sucesso do evento, que já está em sua nona edição, é a possibilidade de aperfeiçoamento envolvendo práticas comuns da cadeia produtiva do tomate industrial. Além disso, o CBTI é uma excelente oportunidade para estreitar contatos comerciais e parcerias com pessoas de todas as partes do país”, explica. 

Feira de Produtos e Negócios

De forma paralela aos debates, mesas redondas e exposições científicas no 9º CBTI, acontece a Feira de Produtos e Negócios 2018. Grandes fornecedores de insumos, máquinas e equipamentos apresentarão novidades e tendências aos empresários, técnicos e pesquisadores envolvidos na cadeia de cultivo e processamento do tomate industrial. A Feira representa, em todas as edições do Congresso, uma oportunidade de negócios para o segmento.

Cenário do tomate industrial 

Entre os anos de 2014 e 2016, cerca de 39,79 milhões de toneladas de tomate foram destinadas ao processamento industrial no mundo. As informações do Conselho Mundial do Tomate para Processamento (WPTC) revelam ainda que o Brasil está entre os maiores produtores mundiais de tomate para indústrias. No que se refere à produção, o fruto brasileiro alcançou, no mesmo período, a marca dos 4 milhões de toneladas. Deste total, 37% foram destinados ao processamento. Anualmente, o mercado de tomate industrial no Brasil movimenta cerca de 3 bilhões de reais e a área plantada chega a 18 mil hectares. 

Goiás é o maior produtor de tomate para processamento do Brasil

A produção do tomate rasteiro em Goiás ocupa a primeira colocação no ranking brasileiro. Aproximadamente 70% de todo o fruto cultivado no país está no estado, que planta cerca de 12,3 mil hectares anualmente. 

A boa produtividade é uma das características do fruto em Goiás. Somente no último ano, mais de 1,1 milhão toneladas foram destinadas às indústrias. Solo e clima favoráveis, além do grande investimento na cadeia, são fatores que alavancam o sucesso desse tipo de produção. 

Veja Também