Agronegócio goiano emprega mais de 1 milhão de pessoas em 2023, diz IMB

Número representa 26,6% do total dos ocupados em Goiás

Postado em: 17-04-2024 às 07h59
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Agronegócio goiano emprega mais de 1 milhão de pessoas em 2023, diz IMB
Número representa 26,6% do total dos ocupados em Goiás (Foto: Wenderson Araujo)

O agronegócio goiano empregou mais de 1 milhão de pessoas em 2023, segundo o primeiro boletim sobre o Mercado de Trabalho do Agronegócio em Goiás, publicado pelo Instituto Mauro Borges (IMB), nesta semana. Trata-se do maior patamar dos últimos 11 anos.

Segundo a Secretaria-Geral de Governo (SGG), que abriga o IMB, número representa 26,6% do total dos ocupados em Goiás. Na comparação com 2022, houve um crescimento de 2,4%.

Ainda conforme o boletim, a atividade da produção agropecuária representou 15,1% da economia de Goiás no terceiro trimestre de 2023. No ano passado, inclusive, as exportações que integram o agro foram responsáveis por 96,7% de todo volume exportado do Estado.

Continua após a publicidade

Para a gerente de Estudos Ambientais e Agronegócio, Érica Basílio Tavares Ramos, essa publicação, que é inédita, pode ser usada como um norteador para a formulação de políticas públicas voltadas para o mercado de trabalho do setor no Estado. Já o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, reforça a vocação agropecuária de Goiás.

“Trabalhamos incessantemente para impulsionar o emprego e a renda por meio de políticas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã e o Crédito Social. O agronegócio não apenas tem uma importância do ponto de vista social, mas também impulsiona nossa economia. Estamos comprometidos em manter um ambiente propício ao desenvolvimento do setor, reconhecendo sua importância vital para a prosperidade do Estado.”

Segmentos

Destaca-se, o agronegócio possui três níveis principais. No primário estão incluídos produtores rurais, agricultores e pecuaristas; já secundário engloba as agroindústrias e produtores de insumos; enquanto terciário inclui a cadeia de distribuição, comércio e serviços.

Conforme o boletim, o setor terciário, com destaque para os serviços, é o que mais emprega, com 38,4% dos empregos do agronegócio neste segmento. Entre 2012 e 2023, o setor de serviços apresentou um acréscimo de 100.750 pessoas ocupadas, o que corresponde a uma alta de 35,3%. Em segundo lugar estão os empregos do setor primário, que correspondem a 26,1%.

Perfis
O agronegócio goiano é composto, predominantemente, por homens (679.188), que ocuparam 66,2% das vagas em 2023; enquanto as mulheres (326.013) ocuparam cerca de um terço das vagas no setor. Ainda vale destacar que desde 2012 a força de trabalho feminina teve aumento de 56.284 postos no mercado de trabalho do agronegócio em Goiás.

Veja Também