IBGE diz que indústria alimentícia é a que mais emprega no Brasil

Outros setores foram confecção e fabricação de produtos de metal

Postado em: 27-06-2024 às 18h19
Por: Thiago Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: IBGE diz que indústria alimentícia é a que mais emprega no Brasil
Indústria de alimentos foi a que mais empregou em 2022 Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (27), na Pesquisa Industrial Anual (PIA) Empresa, que o setor de fabricação de alimentos é o que conta com o maior número de empregados entre toda a indústria brasileira. No total, 22,8% de 8,3 milhões de pessoas ocupadas na indústria nacional de 2022 vieram do setor alimentício. 

Na sequência, vieram as indústrias de confecção de artigos do vestuário e acessórios, e a de fabricação de produtos de metal, com 7% e 5,9%, respectivamente. 

📱 Clique e siga a comunidade do O Hoje no WhatsApp

Continua após a publicidade

No ano de 2022, o mundo industrial de empresas com pelo menos uma pessoa empregada foi de 346,1 mil. O número de pessoas ocupadas foi de 8,3 milhões de pessoas. Desse modo, a receita líquida de vendas das empresas foi de R$ 6,7 trilhões. Já o valor de transformação industrial foi de R$ 2,5 trilhões, dos quais 89,3% vieram das indústrias de transformação.

A PIA-Empresa, junto ao IBGE, registrou que 97,3% do total de empregados estavam vinculados às indústrias de transformação. O percentual permaneceu estável em relação a 2013, quando 97,5% da mão de obra estava alocada nas Indústrias de transformação e 2,5%, nas Indústrias extrativas.

Em 2022, o salário médio pago na indústria foi de 3,1 salários mínimos (s.m.), tendo se reduzido em 0,3 s.m. em relação a 2013. 

Com informações da Agência Brasil

Leia mais:

Economista propõe taxa de no mínimo 2% em grandes fortunas

Transplantio de tomate deve ser feito até dia 30

Energia solar brilha e rivaliza no mesmo patamar da hidrelétrica de Itaipu

Veja Também