Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Plataforma tecnológica apresentada em Rio Verde pretende digitalizar a agricultura

Desenvolvida pela empresa alemã Bayer, a Climate FieldView coleta dados do plantio à colheita, gera mapas acessíveis em celulares e tablets e ajuda o produtor na tomada de decisão.

Postado em: 16-07-2019 às 17h50
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Plataforma tecnológica apresentada em Rio Verde pretende digitalizar a agricultura
Desenvolvida pela empresa alemã Bayer, a Climate FieldView coleta dados do plantio à colheita, gera mapas acessíveis em celulares e tablets e ajuda o produtor na tomada de decisão.

Nielton Soares 

Novidades na plataforma tecnológica desenvolvida pela empresa alemã Bayer promete revolucionar o trabalho no campo e alavancar a produção agrícola. Trata-se da compatibilidade do aplicativo Climate FieldView com máquinas usadas no campo. A ferramenta já é utilizada em vários países e propõe digitalizar a agricultura. Em Goiás, foi apresentada no evento FieldView Experience 2019, nesta terça-feira (16) para os produtores do município de Rio Verde e região. 

O aplicativo é um pequeno drive que é conectado aos maquinários tecnológicos. A maioria deles comercializado no Brasil e já utilizado no campo. Para se ter ideia, o aparelho é compatível com 70% dos equipamentos de plantio, pulverização e colheita das principais marcas do mercado brasileiro. “São mais de 3 mil máquinas conectadas ao Drive”, afirma o líder de negócios da Climate para a América Latina, Mateus Barros.

Continua após a publicidade

Por meio da compatibilidade da plataforma, é possível gerar mapas em um tablet e mapear a região, a partir de informações coletadas. Ao acessar a internet, esses dados são enviados para a nuvem e armazenadas em um sistema digital, sendo possível seu acesso em qualquer parte do mundo. 

Funcionalidade 

A novidade em juntar os dados em um só lugar, por exemplo, permite ao produtor rural gerenciar melhor as suas operações. Podendo conhecer detalhadamente sobre sua lavoura e saber quais áreas são mais produtivas. E, assim, possa tomar decisões assertivas para alavancar a produtividade. “Implementamos mais de 140 novas funcionalidades na ferramenta. Esta é a vantagem de sermos um negócio digital”, destaca Barros.

“A agricultura é tipo um esporte coletivo: é um time composto pelo agricultor, uma empresa de agricultura de precisão, um distribuidor de insumos, a equipe da fazenda, todos trabalhando para tomar melhores decisões. E as prescrições manuais são uma ferramenta importantíssima para este time”, relata Barros.

 

Veja Também