Confiança empresarial avança nove pontos em Goiás e se aproxima do índice pré-pandemia

Confiança do Empresário Industrial é maior nos pequenos negócios| Foto: Reprodução/ José Paulo Lacerda/ CNI

Postado em: 02-09-2020 às 09h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Confiança empresarial avança nove pontos em Goiás e se aproxima do índice pré-pandemia
Confiança do Empresário Industrial é maior nos pequenos negócios| Foto: Reprodução/ José Paulo Lacerda/ CNI

Da Redação

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) divulgou nessa terça-feira (1º) dados atualizados do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). Com crescimento de 9,3 pontos na comparação com julho/2020, o ICEI Goiás em agosto atingiu 60,5 pontos. É o melhor resultado do indicador desde que a pandemia do coronavírus fechou parte do setor produtivo, em março. Em fevereiro, antes dos impactos econômicos advindos da Covid-19, o ICEI estava em 63,5 pontos.

A confiança é maior nos pequenos negócios. Segundo a pesquisa, as empresas de pequeno porte alcançaram a melhor média do indicador, com 63,1 pontos. Nesse segmento, tanto o Indicador de Condições (que mede a condição atual em comparação com os últimos seis meses) quanto o de Expectativas (que projeta as perspectivas para os próximos seis meses) fecharam acima da linha divisória dos 50 pontos, com 58,8 e 65,3 pontos, respectivamente.

Continua após a publicidade

Já as médias e grandes empresas, apesar do significativo avanço no Indicador de Condições, ainda permanecem abaixo da linha divisória dos 50 pontos, com 46,1 e 49,1 pontos, respectivamente. Entretanto, ambos os segmentos mostram-se confiantes para os próximos seis meses, com Indicador de Expectativas na casa dos 65 pontos.

O ICEI é um indicador que antecede o desempenho industrial e sinaliza as mudanças de tendência da produção industrial. A metodologia considera um intervalo de 0 a 100, sendo que todos os valores acima dos 50 pontos indicam confiança do empresário e abaixo apontam falta de confiança. 

Veja Também