Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Fieg e Sebrae querem fomentar mercado goiano de exportação

O curso de capacitação será ministrado pela consultora de planejamento, Gilma Zimmer, nos próximos dias 9 e 10 | Foto: Divulgação/Sebrae

Postado em: 27-02-2021 às 10h00
Por: Augusto Sobrinho
Imagem Ilustrando a Notícia: Fieg e Sebrae querem fomentar mercado goiano de exportação
O curso de capacitação será ministrado pela consultora de planejamento, Gilma Zimmer, nos próximos dias 9 e 10 | Foto: Divulgação/Sebrae

Nielton Soares

Com objetivo de internacionalizar empresas goianas, o Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) realizará o curso on-line “Operações e Conceitos do Comércio Exterior”, nos dias 9 e 10 de março, das 8h30 às 11h30. O evento será ministrado pela professora Gilda Zimmer, consultora na área de planejamento e internacionalização de empresas e instrutora de cursos de Comércio Exterior no Sebrae e na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Está programada abordagem dos seguintes temas: Estrutura e Órgãos do Comércio Exterior Brasileiro; Termos Internacionais de Comércio (Incoterms); Classificação Fiscal de Mercadorias (NCM); Modais de Transportes; e Tributos na Importação e Exportação.

Continua após a publicidade

A analista de comércio exterior e gestora do CIN/FIEG, Johanna Guevara, disse que o curso é uma iniciativa à qual se associaram os Centros Internacionais de Negócios das Federações das Indústrias dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Paraíba, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Ela entende que esse tipo de curso tem entre outros objetivos o de equipar profissionais para o exercício das atividades operacionais ligadas ao comércio exterior para as empresas, mas também no plano pessoal. “Para atuar no mundo dos negócios internacionais não basta ter o domínio do inglês, como muitos pensavam até recentemente. É preciso muito mais. Através de iniciativas como essa, o CIN/FIEG busca capacitar um número crescente de profissionais para atuar numa área cada vez mais importante para a economia brasileira e também do estado de Goiás, que é o comércio exterior”.

A entidade já vem realizando diversos cursos virtuais sobre o comércio exterior desde outubro de 2020. Nesse período, segundo Johanna, houve seis cursos, que abordaram diferentes temas do comércio internacional. A gestora ressalta a ideia de promover um intercâmbio de conhecimentos atualizados e efetivo aos empresários, fazendo com que mais empresas se interessem pelo mercado internacional e amplie a atuação para outros países.

O CIN/FIEG já atua há 12 anos em capacitação empresarial em comércio exterior, no estado. Até então, antes da pandemia, os cursos eram presenciais. De acordo com a FIEG, as capacitações contribuíram nos últimos anos para o aumento das exportações de produtos com valor agregado por empresas de médio e pequeno porte de Goiás.

Certificado de Origem

Johanna Guevara cita que o CIN/FIEG é o único autorizado para emitir o Certificado de Origem – documento que atesta a origem da mercadoria que será exportada. “Além disso, prestamos assessoria e consultoria, realizamos estudos de mercado, organizamos missões empresariais internacionais virtuais e presenciais, alimentamos as redes sociais com informações, análises de mercados, notícias de comércio exterior, entre muitas outras atividades”, pontua.

A expectativa do CIN para este ano é um ambicioso programa de internacionalização de empresas goianas por meio de um convênio firmado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae. Segundo a entidade, esse programa será executado em diversos estados do país em apoio à internacionalização de micro e pequenas empresas de diversos setores produtivos.

Essa capacitação é prevista para envolver 11 iniciativas pelo Brasil, por meio de consultorias, workshops, cursos de capacitação e mentoria para pequenos empresários interessados na internacionalização dos negócios.

 Em Goiás, a iniciativa CNI/Sebrae será realizada via “Rota da Exportação”, um projeto voltado para empresas do setor de moda, cosméticos, alimentos e bebidas. Exportação na Prática, Marketing, Logística Internacional e Formação de Preço são alguns dos conteúdos abordados nos cursos. A taxa para participar do curso é de R$ 220,00. (Especial para O Hoje)

Veja Também