Anúncios milagrosos para limpar o nome no SPC/Serasa podem ser golpes

Certificar confiabilidade de quem você está enviando seus dados é essencial para evitar esse tipo de fraude | Foto: reprodução

Postado em: 21-03-2021 às 13h38
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Anúncios milagrosos para limpar o nome no SPC/Serasa podem ser golpes
Certificar confiabilidade de quem você está enviando seus dados é essencial para evitar esse tipo de fraude | Foto: reprodução

Luan Monteiro

Sair do SPC e Serasa é o desejo de uma grande parcela da população brasileira. Em um país onde, segundo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 48% da população está com o nome negativado, anúncios que prometem uma solução fácil e rápida a esse problema aparece, mas cuidado, eles podem ser golpes para roubar seus dados.

Para o Serasa, se atentar a quem você está enviando seus dados é essencial “É muito importante certificar se a fonte para a qual você está passando seus dados é segura. Os acessos aos dados da Serasa são pessoais e apenas as pessoas detentoras desses dados têm acesso”, diz a instituição em nota enviada ao O Hoje.

Continua após a publicidade

“Ao fornecer os seus dados para indivíduos ou empresas desconhecidas, o consumidor pode se expor a fraudes. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados para evitar qualquer transtorno ou prejuízo decorrente de ações fraudulentas. Orientamos que o consumidor troque informações somente com os perfis oficiais da Serasa, já que nós seguimos rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e temos diversas camadas de proteção que garantem que as informações dos nossos usuários estejam sempre seguras e protegidas”, completa.

Segundo o gerente de negócios e relacionamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL Goiânia), Wanderson Lima, esses anúncios quase sempre são fraudes que aumentam os problemas e não os diminui “A pessoa possivelmente cairá em um golpe, poderá ter seus dados roubados e usados em fraudes. Aumentando os problemas ao invés de resolvê-los. Muitos cobram taxas que variam de R$50 a R$100, dependendo do valor da dívida, prometendo retirar os registros em poucos dias, além de não funcionar a pessoa terá perdido o dinheiro que foi pago”, diz.

Para Wanderson a melhor forma de se positivar o nome nessas instituições é renegociar as dívidas “Primeiramente saber onde está devendo, muitas vezes a pessoa não sabe que tem alguma dívida no CPF. O ideal é baixar o aplicativo SPC Consumidor, após identificado onde é a dívida, entrar em contato com o credor para negociar o pagamento, só assim a restrição será retirada”, explica.

Por fim, Lima explica como o procedimento deve ser feito: “Quase todos os lojistas hoje oferecem condições diferenciadas para regularização de dívidas. Desde retirar juros e multas, parcelamento e renegociação da dívida, alguns oferecem descontos até mesmo sobre o valor nominal. O ideal é sempre procurar o diálogo e tentar chegar a uma negociação agradável para ambas as partes”, completa.

Veja Também