Goiás dá adeus à Copa do Brasil

Alviverde vence o River-PI por 2 a 1 e leva a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis, mas perde e sai precocemente da competição

Postado em: 28-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás dá adeus  à Copa do Brasil
Alviverde vence o River-PI por 2 a 1 e leva a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis, mas perde e sai precocemente da competição

Edivaldo Barbosa

O Goiás está eliminado da Copa do Brasil. Depois comemorar a classificação à final do Campeonato Goiano, o alviverde frustrou a expectativa da sua torcida ao perder para o River-PI nas cobranças de pênaltis por 8 a 7 depois de derrotar o rival por 2 a 1, ontem à noite no Serra Dourada.

Continua após a publicidade

Como havia perdido o jogo de ida, em Teresina, por 2 a 1, o Goiás precisava vencer os piauienses por dois gols de diferença. Mas foram surpreendidos ao sofrer um gol no início da partida, marcado por Eduardo. Raphael Lucas empatou ainda no primeiro tempo e marcou o gol da virada na etapa final.

Com isso, a decisão foi para as cobranças de pênaltis. O River venceu por 8 a 7 e garantiu a vaga à próxima fase – vai enfrentar agora o Botafogo-PB na segunda fase da Copa do Brasil.  

O jogo

Diante de um confiante Goiás, o River entrou em campo desfalcado do goleiro Naylson. O titular da posição, fortemente gripado, sentiu-se mal no vestiário do Serra Dourada e foi vetado pelo departamento médico. Com isso, Dalton foi o titular no gol da equipe piauiense. Mesmo doente, Naylson foi para o banco de reservas, mas sem condição de jogo.

Convicto da necessidade de vitória, o Goiás começou a partida pressionando o rival. Apesar de superior, a equipe do técnico Enderson Moreira foi surpreendida logo aos oito minutos, quando o zagueiro Anderson Salles falhou e, atento, Eduardo driblou o goleiro Ivan e bateu para abrir o placar.

Com o gol sofrido, o alviverde precisava marcar três para garantir a classificação. Três minutos depois, o atacante Rafhael Lucas ganhou a jogada da zaga e chutou na saída do goleiro para empatar a partida – 1 a 1. O gol animou os goianos.

O técnico do River, Capitão, foi obrigado a substituir, aos 15, Thiago Dias, machucado, por Kássio. O Goiás continuou pressionando o adversário, que se preocupava em marcar e surpreender o rival em jogadas de contra-ataques. Aos 35, Raphael Lucas aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou com perigo. Logo depois, Carlos Eduardo chutou e o goleiro Dalton desviou para córner.

O alviverde retornou para o segundo tempo disposto a marcar dois gols e garantir a classificação. Apesar de melhor que o adversário, o alviverde encontrava dificuldade em romper a marcação até que Enderson Moreira substituiu Jhon Cley por Cléo. A partir daí, o time ganhou velocidade e consistência no meio-campo.

Aos 11 minutos, contra-ataque para o River. Vanderlei arrancou com  a bola e chutou, mas Anderson Salles conseguiu evitar o gol dos piauienses. Dalton, aos 15, fez grande defesa depois que Wagner chutou forte. No minuto seguinte, a virada. Cléo ajeitou no peito para Raphael Lucas chutar travado e marcar o gol de desempate.

Com o placar de 2 a 1, a decisão da vaga seria disputada nas cobranças de pênaltis. O alviverde bem que pressionou o River, que recuou e levou a disputa para as penalidades.  

Nos pênaltis, marcaram para o time goiano: Cléo, Juninho, Anderson Salles, Raphael Lucas, David, Léo Sena e Johnatan. Perderam: Wagner e Patrick. Converteram para o River: Vanderlei, Tote, Índio, Rafael Araújo, Rogério, Jadson, Paulo Paraíba e Dalton. Desperdiçaram: Fabinho e Kássio. 

Veja Também