Tocha olímpica se despede de Goiás

Pires do Rio, Ipameri e Goiandira são as últimas cidades goianas a receber o símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Postado em: 07-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Tocha olímpica se  despede de Goiás
Pires do Rio, Ipameri e Goiandira são as últimas cidades goianas a receber o símbolo dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Edivaldo Barbosa/com assessorias

Atocha olímpica se despede, neste sábado, do território goiano. As três últimas cidades que o símbolo dos Jogos do Rio 2016 vai percorrer hoje são, pela ordem, Pires do Rio, Ipameri e Goiandira. Depois, a chama ingressa em Minas Gerais – a primeira cidade do tour em solo mineiro será Araguari e, posteriormente, Uberlândia.

Continua após a publicidade

Ontem, no seu penúltimo dia em Goiás, a tocha passou por Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas, onde pernoitou antes de percorrer o seu roteiro final, neste sábado. Em Aparecida, na Região Metropolitana de Goiânia, a recepção da população foi calorosa. Antes, a cidade de Trindade havia recebido o revezamento da chama.

Às 9 horas da manhã, a Avenida Igualdade, no setor Garavelo, foi tomada por moradores, comerciantes e autoridades locais. Enquanto aguardava a passagem, o público se distraiu com apresentação da Banda Marcial do Colégio Marista Sul. Com poucos minutos de atraso, o maior símbolo dos Jogos Olímpicos chegou, acompanhado de um grande comboio, vindo da cidade de Trindade.

No município, 40 condutores carregaram a tocha. O prefeito Maguito Vilela entregou o símbolo a José Fernandes da Silva, ex-jogador de basquete em cadeira de rodas e atualmente diretor de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Fernandes iniciou o percurso do revezamento.

Às 11 horas, a tocha olímpica chegou na Avenida Independência e antes do meio dia no Parque da Família, na mesma via, onde foi realizado um evento de 15 minutos. Igualmente emocionado, o prefeito Maguito Vilela falou ao público presente e à imprensa sobre a importância do esporte na vida do ser humano e pediu união à população da cidade. “O esporte une os povos do mundo inteiro e esse fogo aquece os corações de todos do universo”, disse o prefeito.

Luã Lírio de Souza Cruz, 26 anos, servidor público federal, foi um dos 40 condutores da tocha olímpica em Aparecida de Goiânia. Segundo ele, os 200 metros percorridos jamais serão esquecidos. “Foi uma sensação muito boa, inesquecível”, disse, revelando que chegou a tremer de emoção. “No momento em que recebi a tocha, estava tremendo. Foi muito bom”, destacou, explicando que foi marcante. “Ainda mais que fiquei com a tocha que conduzir e o uniforme usado no transcurso do revezamento. Vou guardar para sempre.”

Depois de Aparecida de Goiânia, a tocha seguiu para Piracanjuba, onde uma senhora de 92 anos participou do revezamento. Natural da cidade, a poeta Lídia Arantes participou do evento na frente de toda a família e amigos. “Jamais pensei que com a idade que tenho ainda teria a chance de conduzir uma tocha olímpica, ainda mais no meu país, na minha cidade.  Quando me perguntaram se eu conseguiria conduzir, já que na minha idade não é tão fácil assim, eu disse: ‘se Deus me deu vida e coragem para ser condutora da tocha, ele vai me dar força para conseguir conduzir a tocha.’ Isso foi um presente”, disse. Depois a tocha foi para Morrinhos e, por último, percorreu Caldas Novas.

Governador

Na manhã de ontem, o  governador Marconi Perillo participou do evento que marcou a passagem da tocha olímpica no município de Trindade. Depois de ser apresentado aos moradores em vários bairros, o fogo olímpico terminou sua trajetória na cidade em frente à Basílica. 

No local, Marconi posou para fotos ao lado do ex-jogador Wilson Goiano, trindadense, que atuou em vários clubes de expressão nacional, como Vasco, Botafogo e Goiás. Wilson foi o último a conduzir a tocha na cidade, entre os mais de 20 selecionados.

Marconi comentou a singularidade do evento para os brasileiros. Disse ser um momento único na história do Brasil: “Não sei se minha geração vai ter oportunidade de ver de novo as Olimpíadas no Brasil”. E elogiou a organização da prefeitura para a recepção. “O prefeito fez toda essa festa, toda essa organização, com muito esmero, com a competência de sempre. Andei um pouco pela cidade e também vi a limpeza, a pintura das ruas, a sinalização. A cidade está muito bonita, graças à competência deste casal”, afirmou em alusão ao prefeito e à primeira-dama.

Além do ex-jogador Wilson Goiano, outros trindadenses notórios conduziram a tocha, como Eric Alexandre, paciente da Vila São Cottolengo, o maratonista Cleidiney Ferreira, e a campeã mundial de Karatê, Karolinne Silva, de 12 anos. Também acompanharam o governador, o secretário estadual de Articulação Política, Sérgio Cardoso; e o Secretário-Chefe do Gabinete Militar, Adailton Florentino.

Homenagem

O diretor-presidente da Coca-Cola em Goiás, José Alves Filho, homenageou o governador Marconi Perillo na noite da última quinta-feira, em evento no Palácio das Esmeraldas que marcou a chegada da tocha olímpica a Goiânia. José Alves, que também é conselheiro da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), ressaltou o empenho de Marconi para a viabilização da passagem da tocha olímpica por 15 cidades goianas, e a contribuição do Governo de Goiás para o esporte.

Ele entregou a Marconi uma pedra de cristal com a seguinte mensagem: “A Coca-Cola, patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016 agradece ao Governo do Estado de Goiás pelo apoio ao esporte e por sua especial contribuição no revezamento da Tocha Olímpica”. Em seguida, entregou-lhe também uma réplica da tocha.  

Veja Também