Chegou o dia de gritar: “É campeão”

Goiás e Anápolis decidem hoje, no Serra Dourada, título do Campeonato Goiano

Postado em: 08-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Chegou o dia de gritar: “É campeão”
Goiás e Anápolis decidem hoje, no Serra Dourada, título do Campeonato Goiano

Edivaldo Barbosa

Depois de exatos 100 dias de disputa, o Campeonato Goiano está chegando ao fim. Neste domingo, no Estádio Serra Dourada, Goiás e Anápolis decidem o título a partir das 16 horas. Apesar de ter realizado campanha melhor do que o rival, o alviverde não leva vantagem e o troféu pode ser decidido através de cobranças de pênaltis em caso de novo empate – o primeiro jogo da final terminou empatado sem gols, no último domingo, em Anápolis.

Continua após a publicidade

Na primeira fase do Goianão, o Goiás sobrou. Nos 14 jogos que disputou, conquistou 32 pontos – aproveitamento de 76,1%. Na semifinal, eliminou o Vila Nova com um empate e uma vitória. Já o Anápolis fez uma campanha apenas regular. O time do técnico Waldemar Lemos obteve a vaga ao alcançar 22 pontos no Grupo A – aproveitamento de 50%. Nos dois duelos pela seminal contra o Atlético, venceu ambos e garantiu presença na decisão.

Apesar da boa campanha, o técnico Enderson Moreira prefere ser comedido e não aponta no Goiás como favorito na decisão deste domingo. Durante entrevista coletiva, o comandante esmeraldino, que faz mistério na escalação do time, fez questão de enfatizar o respeito pelo tricolor. “O Anápolis possui jogadores experientes, que não vão chegar no Serra e se assustar com o Goiás”, disse o treinador. “O Anápolis é uma equipe que chegou com autoridade para a final e conseguiu se classificar bem diante de uma equipe que vinha muito bem”, afirmou se referindo ao Atlético.

Enderson Moreira aproveitou os treinos da semana para testar alguns jogadores que não vinham sendo aproveitados, como o meia Daniel Carvalho. Recuperado de contusão, o apoiador chegou a treinar entre os titulares, mas o técnico deixou claro que ele não tem condições de suportar os 90 minutos de uma partida de futebol. “Daniel é mais difícil de acontecer, apesar dele estar recuperado da lesão, pois não sabemos se ele suportaria todo o tempo.”

Para conquistar o 26º título estadual, o treinador esmeraldino promove as entradas do lateral-direito Sueliton, do volante Wendel e do meia Léo Sena. Com isso, deixam o time Johnathan, Ramires e Cléo, respectivamente. Enderson, porém, tem dúvida entre escalar Carlos Eduardo e Cassiano. Existe a possibilidade de Daniel Carvalho começar como titular no lugar de Léo Sena. O time somente será anunciado momentos antes da decisão.

Tricolor

Há 51 anos, o Anápolis conquistava seu primeiro e único título do Campeonato Goiano. Neste domingo, o tricolor tem a oportunidade de levar para a cidade o segundo título do Goianão. Waldemar Lemos espera que a equipe atue com muita intensidade, não dando espaço para o alviverde, assim como ocorreu na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético, pela semifinal.

O técnico do Anápolis faz apenas uma mudança na escalação que empatou por 0 a 0 com o Goiás, no domingo passado. O lateral Rafael Furlan, após cumprir suspensão automática por causa da expulsão diante do Atlético, retorna no lugar de David. O esquema 4-4-2 está mantido. 

O zagueiro Leandro Euzébio prorrogou o seu contrato com o clube para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. O novo vínculo vai até maio de 2017. 

Veja Também