Rosberg consegue a pole no GP do Azerbaijão

Piloto da Mercedes aproveita batida de Lewis Hamilton e crava melhor tempo no treino que definiu o grid de largada

Postado em: 19-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Rosberg consegue a pole no  GP do Azerbaijão
Piloto da Mercedes aproveita batida de Lewis Hamilton e crava melhor tempo no treino que definiu o grid de largada

O alemão Nico Rosberg larga na pole-position na primeira corrida da Fórmula 1 no Azerbaijão, neste domingo, às 10 horas. O piloto da Mercedes aproveitou uma batida do britânico Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe, para garantir sem sustos a ponta do treino classificatório com o tempo de 1min42s758.

O que tudo parecia estar a favor de Lewis Hamilton, mudou, exatamente na hora da classificação. Nico Rosberg consegue a pole-position, após um erro do piloto inglês que acertou o muro e irá largar apenas na décima colocação. Sérgio Perez conseguiu a segunda posição, mas como foi punido, larga apenas em sétimo. Massa se recupera do final de semana ruim e consegue o sexto posto, subindo uma posição, com a punição do piloto mexicano.

O treino

Continua após a publicidade

No Q1, as Mercedes já fizeram questão de garantir as duas primeiras posições, com Rosberg e Hamilton. Ricciardo conseguiu a terceira colocação. Enquanto isso, era possível ver a Haas de Romain Grosjean escapando em na maioria das curvas, o piloto francês reclamou de problemas no freio.

Felipe Nasr que não vem conseguindo bom rendimento também teve problemas no freio e ficou nos boxes na maioria do tempo do Q1, mesmo assim, o piloto conseguiu a décima quinta colocação, se garantindo no Q2. Faltando cinco minutos para o fim da primeira parte, Sérgio Perez, que foi punido em cinco posições no grid, por ter mudado a caixa de câmbio, fez uma boa volta e subiu para a terceira colocação.

Os eliminados no Q1 foram: Haryanto, Wehrlein, Button, Ericsson, Magnussen e Palmer.

No Q2, Rosberg logo já fez a melhor volta, Hamilton foi à pista, mas retornou aos boxes, deixando Perez na segunda colocação, porém a quase dois segundos atrás de Rosberg. Hamilton só conseguiu melhorar seu tempo, depois que o cronômetro do Q2 já tinha zerado, ele ficou com a segunda colocação.

Felipe Massa conseguiu passar pelo Q2, mas na décima posição. O eliminados do Q2 foram: Grosjean, Hulkenberg, Sainz, Alonso, Guitierrez e Nasr.

Já na definição da pole, no Q3, na primeira tentativa, Perez ficou na liderança, Hamilton acabou errando e tendo que abortar a volta. Rosberg conseguiu fazer o primeiro tempo, enquanto o Hamilton, tentando melhorar a volta, acabou acertando o muro na saída da curva do castelo, quebrando a suspensão dianteira e perdendo a chance de fazer a pole.

Felipe Massa, que teve problemas durante todo o final de semana, conseguiu uma boa volta, classificando-se em sexto, enquanto Bottas, que andou na frente do brasileiro praticamente o tempo inteiro, larga apenas em oitavo. 

Veja Também