Goianos são convocados para o Mundial

Entre os dias 2 e 10 de julho, Goiás será sede do 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal. A competição, que acontece

Postado em: 22-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Entre os dias 2 e 10 de julho, Goiás será sede do 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal. A competição, que acontece de dois em dois anos, receberá seleções de 16 países com disputas de times masculinos e femininos. Com chancela da Fifa, os torneios são organizados pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e pela Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU).

Para compor a seleção brasileira universitária masculina de futsal, foram convocados quatro atletas da Faculdade Estácio de Goiás: Jean Vicente (goleiro), Thiago Nunes (ala), Hebberth Oliveira (ala) e Eduardo Silva (auxiliar técnico do time). Os jogadores são estudantes do curso de Educação Física da instituição de ensino e integram o time de futsal da Estácio.

Eduardo Silva, que também foi convocado como auxiliar técnico da seleção brasileira no último campeonato, que aconteceu em Antequera e Málaga, na Espanha, em julho de 2014, reforça que é um trabalho de muita preparação e que os atletas estão engajados no projeto, com a expectativa de vencer a competição. Um dos coringas da equipe é o Thiago Nunes, que foi eleito o melhor atleta de futsal universitário do Brasil, em 2014, e que também está presente no time da Estácio desde sua fundação, em 2010.

Continua após a publicidade

O histórico da seleção brasileira de futsal universitário é bem positivo: as equipes masculina e a feminina são tetracampeãs mundiais, sendo as maiores vencedoras da competição. Ao todo, 12 países vão disputar na categoria masculina. Além do Brasil, estarão presentes Rússia, Alemanha, Argentina, Brasil, Cazaquistão, China, França, Israel, Nova Zelândia, Portugal, República Tcheca e Tailândia. Na categoria feminina, estão confirmados 10 países: Argentina, Brasil, Canadá, Cazaquistão, México, Nova Zelândia, Portugal, Rússia, Colômbia e Bolívia.

No dia 1º de junho foram definidas as chaves dos dois torneios. O sorteio foi realizado na sede da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), em Lausanne, na Suíça. 

Veja Também