Rússia é banida de Paralimpíadas

Em julgamento de recurso, CAS mantém decisão do Comitê Paralímpico Internacional e país fica fora dos Jogos no Rio de Janeiro

Postado em: 24-08-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Rússia é banida  de Paralimpíadas
Em julgamento de recurso, CAS mantém decisão do Comitê Paralímpico Internacional e país fica fora dos Jogos no Rio de Janeiro

ACorte Arbitral do Esporte (CAS) negou ontem o recurso apresentado pelo Comitê Paralímpico Russo (RPC), no último dia 15, contra a decisão do Comitê Paralímpico Internacional (IPC). Dessa forma, todos os atletas da Rússia ficam banidos dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, disputados entre os dias 7 e 18 de setembro.
Graças às revelações relacionadas ao sistema de doping no país e por se mostrar incapaz de cumprir com suas obrigações com os códigos anti-doping mundiais, a Rússia fica suspensa do Comitê Internacional.
O CAS entendeu que o IPC não violou nenhuma regra no procedimento que tratou do processo disciplinar que levou à suspensão da RPC. A Corte também avaliou que o banimento dos russos dos Jogos foi punição proporcional diante das circunstâncias. De acordo com a decisão, a Rússia não protocolou nenhuma evidência que contradissesse os fatos apresentados.
“A decisão de hoje sublinha nossa forte crença de que o doping absolutamente não tem lugar no esporte paralímpico e melhora a nossa habilidade em garantir competição justa para todos os atletas paralímpicos pelo mundo. Apesar de estarmos satisfeitos com a decisão, esse não é um dia de celebração. Temos enorme simpatia pelos atletas russos que agora irão desfalcar os Jogos do Rio de Janeiro”, disse Sir Phillip Craven, presidente do IPC.
As 267 vagas conquistadas pelos atletas russos agora serão redistribuídas a outras delegações. Segundo, o Presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), Sandro Laina, o banimento contribuirá para que o Brasil atinja a meta de ficar em 5º lugar nesta edição paralímpica.
“As medalhas da Rússia devem se diluir, e acredito que o Brasil herde algumas delas, o que vai nos ajudar a chegar um pouco mais longe, visto que a Rússia estava na nossa frente”, afirmou.

Olimpíadas
O Comitê Olímpico Internacional (COI), por sua vez, não baniu todos os atletas do país das olimpíadas. Ao todo, 270 russos participaram das competições que chegaram ao fim no último domingo e a Rússia, que ficou em 6º lugar geral, deixou o Rio com 56 medalhas – 19 de ouro, 18 de prata e 19 de bronze. 

Veja Também