‘Dama de ferro’ da natação mantém domínio

Húngara Katinka Hosszú passeia em mais uma etapa da Copa do Mundo 2016; brasileiro Felipe Lima foi bronze nos 50m peito

Postado em: 31-08-2016 às 06h00
Por: Renato
Húngara Katinka Hosszú passeia em mais uma etapa da Copa do Mundo 2016; brasileiro Felipe Lima foi bronze nos 50m peito


Felipe Bonfim

Ninguém pode parar a húngara Katinka Hosszú na Copa do Mundo de natação. A “dama de ferro” voltou a dominar as piscinas ontem, na segunda etapa da competição, em Berlim, na Alemanha. Em seis provas, ela conquistou mais cinco medalhas – três ouros (200m livre, 200m medley e 200m costas), uma prata (50m costas) e um bronze (100m borboleta). Falhou apenas nos 800m livre, fechando em quinto.
Antes, em Chartres, na França, na abertura do torneio, já havia subido ao pódio 11 vezes. Ao todo, serão nove etapas do campeonato preparatório visando o Mundial de piscina curta de 25 metros, em dezembro, no Canadá.

Katinka é a atual tecracampeã da Copa do Mundo e conquistou três ouros e uma prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Hoje, a atleta tenta seguir à frente das adversárias em outras seis disputas. Ela pula na água para competir nos 50m borboleta, 100m livre, 100m costas, 100m medley, 400m livre e 400m medley.

Continua após a publicidade

Quem também conseguiu bom desempenho foi o russo Vladimir Morozov. O nadador, que quebrou o recorde mundial em piscina curta na França, voltou a bater a própria marca com tempo de 50s30 nos 100m medley. Ele foi um dos que quase ficaram fora dos Jogos do Rio de Janeiro pelas denúncias de doping envolvendo o Comitê Olímpico Russo.

Felipe Lima, Nelson Silva Jr., Glauber Silva e Luana Ribeiro foram os representantes do Brasil nessa etapa da Copa – nenhum dos quatro participou das olimpíadas na capital carioca.

Bronze nos 50m peito com 26s21, Felipe Lima foi quem conseguiu melhor resultado entre eles. O brasileiro foi vencido apenas pelo sul-africano Cameron Van Der Burgh, dono do ouro, e pelo russo Kirill Prigoda, que ficou com a prata.

Nelson disputou os 100m costas e terminou em sexto. Glauber, no 50m borboleta, e Luana, no 200m livre, terminaram suas provas em oitavo.
A próxima etapa da Copa do Mundo acontece em Moscou, na Rússia, nos dias 3 e 4 de setembro. A competição ainda passa por Pequim (China), Dubai (Emirados Árabes), Doha (Catar), Singapura (Singapura), Tóquio (Japão) e Hong Kong (Hong Kong).

Veja Também