Felipe Massa se despedirá da F1

Os fãs de Fórmula 1 receberam uma triste notícia na manhã de ontem. Em coletiva realizada em Monza, na Itália, Felipe Massa,

Postado em: 02-09-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Os fãs de Fórmula 1 receberam uma triste notícia na manhã de ontem. Em coletiva realizada em Monza, na Itália, Felipe Massa,  35 anos, anunciou que se aposentará da principal categoria do automobilismo. Após carreira cheia de emoções, conquistas e superação, o brasileiro fez o anúncio de seu afastamento definitivo das pistas ao lado de Claire Williams, chefe da atual equipe inglesa pela qual o piloto compete. E o capítulo final será escrito no dia 27 de novembro, no GP de Abu Dhabi, última etapa da competição.
Felipe Massa iniciou carreira pela equipe Sauber, da Suíça, em 2002. De lá pra cá foram 14 anos atuando no mais alto nível. O brasileiro manteve o contrato até 2006 tendo ótima atuação até ser convidado para substituir Rubens Barrichello, que anunciava sua saída da Ferrari, da Itália. Já na temporada de estréia pela companhia italiana conquistou seu primeiro pódio ficando em terceiro lugar no GP da Europa, em Nurburgring, na Alemanha. Logo após teve suas duas primeiras vitórias, competindo na Turquia e no Brasil, encerrando a temporada em terceiro lugar no geral.
Mas foi em 2008 que Massa teve a temporada mais brilhante da carreira e entrou para a história do esporte. Conquistando seis vitórias – Bahrein, Turquia, França,Valência, na Espanha, Bélgica e Brasil –, chegou muito perto de ser campeão naquele ano, mas terminou como vice, apenas 1 pontos atrás de Lewis Hamilton, que conseguiu assumir a liderança no geral na última volta do GP  do Brasil. Apesar de Felipe ter vencido a corrida, era necessário que Hamilton não chegasse entre os 5 primeiros, o que infelizmente não aconteceu, o inglês finalizou a corrida em quarto lugar.
Em 2009, Massa teve o episódio mais triste da carreira, quando sofreu um acidente no treino classificatório para GP da Hungria. Enquanto Felipe estava a mais de 200km/h, uma mola que se soltou do carro da frente, atingiu a cabeça do piloto. O acidente resultou em fraturas no crânio e pequena lesão cerebral. 
O brasileiro voltou às pistas para a temporada de 2010 e permaneceu com a Ferrari até 2013, quando anunciou que estava deixando a equipe italiana. No fim do mesmo ano, em novembro, Massa assina com a Williams, da Inglaterra, na temporada 2014, equipe pela qual se aposentará este ano. Com o time inglês, Felipe conquistou cinco pódios e uma pole position e ajudou a companhia a subir para a terceira colocação nos Mundiais de Construtores nas duas últimas temporadas.
Massa encerrará sua carreira com 250 GPs até novembro. Em sua entrevista, Felipe fez questão de agradecer a família e a equipe Williams.
“Vou começar agradecendo minha esposa, meu pai e toda minha família, meu empresário Nicolas e todas as pessoas que me apoiaram durante a minha carreira. Foi uma honra fazer parte de todas as equipes pelas quais passei. Mas é uma honra imensa finalizar minha carreira pela Williams, que é uma equipe maravilhosa”, disse.

Veja Também