Largada é neste final de semana

O Rally dos Sertões chega na sua 24º edição e terá sua largada pela 14º vez em Goiânia. Com um grid que

Postado em: 03-09-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

O Rally dos Sertões chega na sua 24º edição e terá sua largada pela 14º vez em Goiânia. Com um grid que reúne 50 carros, 49 motos, 14 quadriciclos e 31 UTVs, além do retorno da categoria rali de regularidade, que terá 15 veículos, faz com que pilotos e navegadores da maior aventura off-road do Brasil fiquem em contagem regressiva.Serão percorridos 3.143 quilômetros, sendo 2.341 quilômetros de trecho cronometrados, equivalentes a 74% do trajeto.
No sábado (3), o prólogo abrirá as disputas. A tomada de tempo que definirá a ordem de largada para a primeira etapa do rali acontece a partir das 10h30, onde todos começam a acelerar forte em um circuito de aproximadamente dois quilômetros, na Cidade Alpha Goiás, em Senador Canedo. A largada promocional acontece à noite, após as 18h30, no Autódromo Internacional de Goiânia.
No domingo (4), os veículos começam a deixar o parque fechado, onde acontece a largada. A rota seguirá rumo a Padre Bernardo (GO), onde termina a primeira etapa do Rally dos sertões. O caminho apresenta lindas paisagens de recantos desconhecidos e muitas vezes intocados, traz o desafio de vencer trilhas, morros, estradas de terra, dias extremos de calor e muita chuva. O primeiro dia de prova terá 364 quilômetros, sendo 111 cronometrados.
Dentro de Goiás, o rali passará por Cavalcante (GO) e depois Posse (GO), cidade nunca visitada pela competição. Em seguida, o rali entra no Estado da Bahia, onde os competidores dormirão uma noite em Luis Eduardo Magalhães. Os três últimos dias de prova irão percorrer o Deserto do Jalapão, em Tocantins, onde será feita uma etapa em que pilotos não podem contar com a ajuda de mecânicos e equipes de apoio. A penúltima cidade será Ponte Alta, que é cenário de várias edições da prova.
 A equipe MS Rally contabiliza a décima participação no torneio e a dupla Mauro Guedes e Neurivan Calado afirmam que essa será uma das edições mais difíceis que já participaram pois as três ultimas etapas serão realizadas no Jalapão. "Essa é uma das regiões mais desafiadoras que teremos este ano. É uma localidade de muita areia, com várias áreas de descampados e também de trilhas estreitas com diversas bifurcações. Ou seja, é preciso ter extrema atenção na planilha, para não perder as referências, e cuidar das condições do carro diante de um terreno que exige demais do motor. Serão etapas em que precisaremos adotar estratégias inteligentes, sem levar o equipamento ao limite", disse os navegadores. A chegada acontece em Palmas, capital do Tocantins no dia 10 de setembro.

Veja Também