Corinthians e Cruzeiro jogam pela Copa do Brasil

Com motivações diferentes na competição, equipes duelam esta noite por uma vaga na semifinal

Postado em: 28-09-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Corinthians e Cruzeiro jogam pela  Copa do Brasil
Com motivações diferentes na competição, equipes duelam esta noite por uma vaga na semifinal

De um lado o Corinthians, já com chances mínimas de título no Campeonato Brasileiro da Série A, mas ainda sonhando com uma vaga na Copa Libertadores da América. De outro, o Cruzeiro, na zona de rebaixamento e correndo sérios riscos de queda para a segunda divisão.
A Copa do Brasil é encarada de forma diferente pelas duas equipes, adversárias hoje às 21h45, na Arena Corinthians, em duelo válido pelo jogo de ida das quartas de final. Para os paulistas, o torneio é um caminho alternativo rumo a Libertadores, mas para os mineiros é um sonho a ser sustentado apenas caso a permanência na elite seja garantida.
O alvinegro faz campanha ruim no returno – com duas vitórias, um empate e cinco derrotas, tem a terceira pior campanha – e tem na Copa do Brasil uma chance de recuperar a confiança. Tricampeão, o Timão busca o quarto título e aposta no bom retrospecto na competição e no mando de campo para construir vantagem já neste primeiro confronto.
“O Corinthians num mata-mata é sempre perigoso e favorito, então vamos com tudo para cima do Cruzeiro. Com certeza, jogando em casa a gente é mais forte e temos que fazer o resultado aqui. Temos que usar isso a favor, jogando em casa o time tem que pressionar o tempo todo”, disse o volante Camacho.
A prioridade do Cruzeiro é permanecer na primeira divisão. Há quatro jogos sem vitória e com 30 pontos somados, o clube é 17º e abre a zona de rebaixamento. O técnico Mano Menezes não esconde a vontade de erguer mais uma taça, mas reconhece que, em um momento crítico, deixaria o foco na Série A.
“O Cruzeiro tem uma prioridade: continuar na primeira divisão do Brasileiro do ano que vem. Se ao ter que tomar uma decisão, eu tiver que escolher risco pra cá ou risco pra lá, vamos direcionar mais nossos objetivos. Sempre vamos com a força máxima que pudermos ter no Brasileiro, o que não quer dizer que não queremos ganhar a Copa do Brasil”, afirmou.

Equipes
Ainda sem contar com o goleiro Cássio, vetado pelo departamento médico, o técnico interino Fábio Carille não promove alterações no Corinthians. Mano, por sua vez, faz mudança na lateral-direita. Lucas entra na vaga de Ezequiel, que já atuou na competição pelo Criciúma.

Ficha Técnica:
Jogo:
Corinthians x Cruzeiro
Local: Arena Corinthians, às 21h45, em São Paulo (SP). Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino (GO). Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO/Fifa) e Bruno Raphael Pires (GO/Fifa)

Continua após a publicidade

Corinthians: Walter; Fagner, Yago, Balbuena e Guilherme Arana; Camacho, Marquinhos Gabriel, Giovanni Augusto, Rodriguinho e Marlone; Romero
Técnico: Fábio Carille

Cruzeiro: Rafael; Lucas, Manoel, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique, Lucas Romero, Arrascaeta, Robinho e Rafael Sobis; Ramon Ábila
Técnico: Mano Menezes

Mais três partidas serão disputadas hoje
As quartas de final da Copa do Brasil se iniciam na noite de hoje. Além de Corinthians e Cruzeiro, a competição tem outros três duelos nesta fase. No Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, às 19h30, o Atlético-MG recebe o Juventude, grande surpresa dessa fase por estar disputando a Série C do Campeonato Brasileiro e ter eliminado o São Paulo nas oitavas.  
Na Vila Belmiro, no mesmo horário, o Santos encara o Internacional, que vive um momento complicado no Brasileirão. Está na zona de rebaixamento e enfrenta o Figueirense na próxima rodada em jogo decisivo. Por isso, irá sem oito titulares até São Paulo buscar uma vantagem para o jogo de volta, em casa. 
O Palmeiras visita o Grêmio na Arena, às 21h45. O líder do Campeonato Brasileiro não poderá contar com o lateral-direito Jean, por desgaste físico, mas terá de volta o zagueiro Edu Dracena, que havia sido poupado no meio de semana pelo Brasileiro, também por desgaste físico. O técnico Renato Gaúcho não revelou qual escalação usará pelo Grêmio. 
É a primeira vez que os oito classificados para essa fase já ganharam anteriormente o torneio. Os maiores campeões são Cruzeiro e Grêmio, quatro títulos, depois vem Corinthians e Palmeiras, com três títulos cada e Atlético MG, Internacional, Juventude e Santos com um título na competição.

Veja Também