Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Libertadores com mudanças a partir do ano que vem

Em reunião, a Conmebol e o Comitê Executivo da entidade mexeram no formato do torneio

Postado em: 28-09-2016 às 08h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Libertadores com mudanças a partir do ano que vem
Em reunião, a Conmebol e o Comitê Executivo da entidade mexeram no formato do torneio

Karina Azevedo
A Copa Libertadores da América vai ter mudanças a partir do ano que vem. Em reunião, a Conmebol e o Comitê Executivo da entidade mexeram no formato do torneio. A partir de 2017, a competição terá mais clubes, vai durar mais tempo (de fevereiro a novembro) e terá duas fases preliminares antes da definição dos grupos. 
Mais algumas regras serão definidas no domingo. Entre elas há a possibilidade da final ser disputada em apenas um jogo, num campo neutro. 
A Copa Sul-Americana também vai mudar a partir da próxima temporada. Será disputada entre junho e dezembro, e dez clubes que não conseguirem passar para as oitavas de final da Libertadores, terão a oportunidade de disputar o torneio continental. O motivo das mudanças seria pensando em conciliar as competições nacionais com as continentais, para preservas os jogadores e, assim, potencializar o desempenho em todos os campeonatos.
Em comunicado oficial, o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, destacou que as alterações acontecem para que os clubes possam disputar o torneio de forma simultânea às competições nacionais, sem necessidade de priorizar qualquer dos campeonatos.
“Depois de uma análise criteriosa das necessidades e características próprias do futebol sul-americano, decidimos adotar o calendário anual para a Libertadores. Por muito tempo os clubes tiveram que escolher entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições. Essa mudança nos permitirá melhorar o desempenho esportivo nos torneios nacionais, proteger os jogadores e, além disso, potencializar a qualidade de jogo das copas continentais”, disse.

Veja Também