F1 tem calendário provisório para 2017

Brasil é um dos países que não ainda não foi confirmado para receber uma das etapas da competição

Postado em: 29-09-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: F1 tem calendário  provisório para 2017
Brasil é um dos países que não ainda não foi confirmado para receber uma das etapas da competição

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou ontem o calendário provisório da temporada 2017 da Fórmula 1. Nessa primeira versão, alguns GP’s não ficaram confirmados. O do Brasil foi um deles. O país está marcado para sediar a penúltima corrida da temporada, dia 12 de novembro. O GP do Canadá e da Alemanha, apontados inicialmente para os dias 11 de junho e 30 de julho, respectivamente, também aparecem na lista como dúvidas para receber as corridas.
Se as três provas forem confirmadas, o campeonato terá 21 etapas, mesmo número deste ano, igualando o recorde de temporada com maior quantidade de corridas. A abertura, como já é de costume, será com o GP da Austrália, em Melbourne. A temporada está marcada para terminar no dia 26 de novembro, em Abu Dhabi, como acontece desde 2014. Com a aposentadoria de Felipe Massa no fim deste ano e a indefinição do futuro de Felipe Nasr, o Brasil ainda não tem representantes confirmados na próxima temporada. A última vez que o País não teve representantes  no grip foi em 1969.
Neste final de semana acontece o GP da Malásia, considerado por muitos pilotos uma das corridas mais difíceis da temporada, principalmente por conta do tempo, que nesta época do ano é sujeito a tempestades. Esse fator aumenta ainda mais o clima de expectativa para a importância da corrida na parte de cima da tabela. 
Nico Rosberg, que venceu o último GP em Cingapura, assumiu a liderança da competição nesta temporada. Com 273 pontos, ele está oito à frente do segundo colocado, seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton com 265.
Na temporada passada, a dupla da Mercedes foi ao pódio na Malásia. O alemão foi terceiro, enquanto o inglês terminou a prova em segundo. Eles foram superados por Sebastian Vettel, da Ferrari, vencedor da corrida. 
O primeiro treino livre acontece na quinta-feira, às 23 horas. O segundo na madrugada de sexta, às 3 horas. No sábado, também às 3 horas, os pilotos fazem a última atividade livre e, então, às 6 horas, participam do treino classificatório que definirá o grid de largada. A corrida acontece de sábado para domingo, às 4 horas da manhã.

Calendário da F1 2017:

1ª Etapa
26 de março – Austrália

Continua após a publicidade

2ª Etapa
9 de abril – China

3ª Etapa
16 de abril – Bahrein

4ª Etapa
30 de abril – Rússia

5ª Etapa
14 de maio – Espanha

6ª Etapa
28 de maio – Mônaco

7ª Etapa
11 de junho – Canadá (a confirmar)

8ª Etapa
18 de junho – Azerbaijão

9ª Etapa
2 de julho – Áustria

10ª Etapa
9 de julho – Inglaterra

11ª Etapa
23 de julho – Hungria
12ª Etapa
30 de julho – Alemanha (a confirmar)

13ª Etapa
27 de agosto – Bélgica

14ª Etapa
3 de setembro – Itália

15ª Etapa
17 de setembro – Malásia

16ª Etapa
1 de outubro – Cingapura

17ª Etapa
8 de outubro – Japão

18ª Etapa
22 de outubro – EUA

19ª Etapa
5 de novembro – México

20ª Etapa
12 de novembro – Brasil (a confirmar)

21ª Etapa
26 de novembro – Abu Dhabi

Veja Também