Seleção com novas peças e mesma cara

No primeiro treino com grupo completo, técnico Tite sinaliza quatro mudanças, mas mantém esquema tático

Postado em: 05-10-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Seleção com novas peças e mesma cara
No primeiro treino com grupo completo, técnico Tite sinaliza quatro mudanças, mas mantém esquema tático

Felipe Bonfim

O torcedor deve ver um Brasil diferente no duelo de amanhã, contra a Bolívia, na Arena das Dunas, em Natal (RN). Bom, diferente, mas nem tanto. Apesar dos três desfalques, o técnico Tite deve promover quatro mudanças na seleção para o confronto válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, mas mantém o esquema utilizado nas duas primeiras partidas como treinador.

Nos trabalhos de ontem à tarde, já no palco da partida, o comandante brasileiro surpreendeu. Foi a primeira vez que ele contou com os 24 atletas convocados – atacante do Palmeiras, Gabriel Jesus foi o último a chegar e se juntou aos companheiros pela manhã. Além das alterações já previstas pelas baixas por lesões e suspensão, ele mexe em mais uma posição, esta última por opção técnica. Ambos os atletas envolvidos na mudança atuam no futebol inglês.

Continua após a publicidade

Phillipe Coutinho, do Liverpool, é quem entra vaga de William, do Chelsea. Coutinho, ao lado do também brasileiro Firmino, que também foi convocado pela seleção, tem sido fundamental na campanha dos Reds no nacional das terras da Rainha. A dupla já tem oito gols na competição, quatro para cada.

Contra os bolivianos, Tite não conta com o lateral-esquerdo Marcelo e o volante Casemiro, ambos do Real Madrid (Espanha), lesionados. Filipe Luís, do Atlético de Madrid (Espanha), e Fernandinho, do Manchester City (Inglaterra), foram as opções do treinador durante a atividade de ontem.

Por fim, o volante Paulinho, que atua no Guangzhou Evergrande (China), está suspenso e também fica fora. O escolhido como substituto deve ser Giuliano, hoje no Zenit (Rússia). Apesar de todas os novos nomes, o volante Renato Augusto avalia que a equipe deve apresentar poucas mudanças táticas em relação às primeiras duas partidas com o novo treinador.

“Não tem outro jogador exatamente com as características do Paulinho, por exemplo. Claro que vai mudar um pouco. Mas a espinha dorsal do time já está bem definida, assim como a parte tática. Vai ser diferente porque teremos que sair mais para o jogo, correr mais atrás. Ao mesmo tempo, será um jogo que vai dar ao Tite mais possibilidades de abrir o leque de opções”, disse.

Assim, o Brasil deve mandar a campo amanhã Alisson; Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Filipe Luís; Fernandinho, Giuliano e Renato Augusto; Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus. Com 15 pontos, a seleção ocupa a vice-liderança das Eliminatórias, atrás apenas do Uruguai, com 16. Além da Bolívia, nesta quinta-feira, a equipe encara a Venezuela, na próxima terça (11).

Multa

Gritos homofóbicos da torcida brasileira durante confronto com a Colômbia, em Manaus, no início de setembro, geraram multa de R$ 71,7 mil para a CBF. Ao todo, dez federações foram punidas pela Fifa por mau comportamentos de seus torcedores. Argentina, Chile, Paraguai, Peru, El Salvador, México, Canadá, Itália e Albânia são os outros apenados.

Veja Também