Final da libertadores continua com dois jogos

A Conmebol anunciou, através de nota oficial, que irá manter a final com dois jogos, de ida e volta, como de costume

Postado em: 05-10-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Final da libertadores continua com dois jogos
A Conmebol anunciou, através de nota oficial, que irá manter a final com dois jogos, de ida e volta, como de costume

Karina Azevedo

Após realizar várias mudanças no calendário 2017, uma das possibilidades que haviam ficado em aberto era a final da Copa Libertadores ser disputada em apenas um jogo, em campo neutro. Mas a Conmebol anunciou, através de nota oficial, que irá manter a final com dois jogos, de ida e volta, como de costume, mas que a possibilidade continuará em aberto.

“A ideia de uma final única é organizar uma grande festa para celebrar o futebol e fazer dele um elemento integrador na América do Sul. Do ponto de vista esportivo, uma sede pré-definida tem o atrativo de oferecer um campo de jogo neutro para os finalistas, conservando um elemento de surpresa, pois sempre existe a possibilidade de que um time local chegue à final”, disse Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.

Continua após a publicidade

As mudanças realizadas até agora foram o tempo de duração da Libertadores, que agora será disputada de fevereiro a novembro, com 42 semanas de duração e não mais 27. Além disso, o Brasil ganhou mais duas vagas no torneio que sairão do Campeonato Brasileiro. Assim, a tabela passa a ter G6, e não G4, mais o campeão da Copa do Brasil, ou seja, serão sete representantes brasileiros na Libertadores a partir do próximo ano. 

Somente os três primeiros colocados da tabela que conseguem uma vaga direta na fase de grupos, os outros três irão participar de uma Pré-Libertadores, com 16 clubes, com oito jogos de ida e volta. Os oito classificados farão um novo mata-mata e os quatro vencedores se juntam aos outros times na fase de grupos. O torneio terá 44 equipes a partir da próxima temporada.

Veja Também