Felipe Fraga é o mais jovem campeão da Stock Car

O piloto é o mais jovem campeão da história da principal categoria do automobilismo nacional, aos 21 anos

Postado em: 12-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Felipe Fraga é o mais jovem campeão da Stock Car
O piloto é o mais jovem campeão da história da principal categoria do automobilismo nacional, aos 21 anos

A Stock Car encerrou a temporada 2016 em altíssimo estilo. Com arquibancadas absolutamente lotadas, o autódromo de Interlagos decidiu o título, que ficou nas mãos de Felipe Fraga. O piloto é o mais jovem campeão da história da principal categoria do automobilismo nacional, aos 21 anos de idade. Rubens Barrichello, apesar das tentativas, terminou o ano como vice-campeão.

“Para mim parece que só terminou mais uma corrida. Eu ainda não sei o que estou sentindo, porque a ficha não caiu. Ganhar em cima do Barrichello deu um brilho ainda maior para o título. Pelo time e pelo trabalho que eles fizeram, foi mais do que merecido. Eles foram impecáveis durante todo o ano”, declarou o novo campeão da Stock Car.

Continua após a publicidade

Felipe Fraga precisava de um 12º lugar para confirmar o título; terminou a corrida em décimo em uma prova cheia de suspense. Saindo da pole position, Fraga manteve a ponta enquanto Barrichello, segundo no grid, caía para a quinta posição. Após a relargada da quinta volta, quando o safety car interveio após o acidente de Bia Figueiredo com Gabriel Casagrande, Barrichello forçou uma ultrapassagem sobre Ricardo Maurício na segunda perna do S do Senna, rodou e caiu para a 18ª posição.

Entretanto, o suspense começou na metade da corrida: as nuvens foram se carregando e a chuva, ainda que leve, molhou rapidamente a pista dos 4.309 metros de Interlagos. Vários pilotos correram aos boxes para procederem com a troca pelos pneus de asfalto molhado. Fraga foi um deles – o que motivou Barrichello a permanecer na pista sem fazer seu pit stop.

De sete segundos de diferença, o competidor da Medley-Full Time cruzou a linha de chegada a apenas 0s6 do piloto da Red Bull. “A gente não perde nada hoje (ontem). A gente só ganha com o carinho do público e essa garra. Eu entrei naquela chicane molhada na última volta como se fosse a última da minha vida – fui com tudo para tentar, e foi por pouco. Mas valeu”, continuou.

Para Daniel Serra, era impossível um roteiro melhor que o da manhã de ontem. De saída para a Eurofarma-RC, o filho do tricampeão Chico Serra deu o melhor presente à sua atual equipe, cuja patrocinadora principal, a Red Bull, deixa a Stock Car ao final desta temporada após dez anos na categoria. 

A vitória colocou Serrinha na terceira colocação do campeonato, empatado com 229 pontos com Valdeno Brito. O piloto da Red bull, no entanto, leva vantagem no critério de desempate justamente por ter conquistado a vitória ontem. 

Veja Também