Mais dois sobreviventes chegam ao Brasil

Jogador Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel vão continuar o tratamento no Hospital Unimed Chapecó

Postado em: 14-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais dois sobreviventes chegam ao Brasil
Jogador Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel vão continuar o tratamento no Hospital Unimed Chapecó

Duas semanas depois do acidente aérea que matou 71 pessoas nas proximidades do aeroporto José María Córdova, em Medellín, o jogador Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel deixaram a Colômbia e chegaram  ontem à noite a Chapecó (SC), um dia após o desembarque do goleiro Jackson Follmann – um dos seis sobreviventes do voo que vitimou a delegação da Chapecoense, jornalistas e tripulantes.

Ontem, os dois sobreviventes do acidente com o voo da Chapecoense deixaram a cidade colombiana por volta das 11h30 (horário de Brasília) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que fez escala em Manaus e em Brasília. Eles chegaram ao interior de Santa Catariana por volta das 21 horas e foram levados para o Hospital Unimed Chapecó, onde continuam o tratamento iniciado na Colômbia.

A aeronave foi adaptada para o transporte de duas unidades de terapia intensiva móveis. Os brasileiros foram acompanhados dos médicos da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), Luiz Edgar Tolini, da Chapecoense, Carlos Mendonça, e da FAB, especializados em transporte aeromédico. Os voos de ida e volta foram custeados pelo Ministério da Saúde.

Continua após a publicidade

Já o zagueiro Hélio Zampier Neto ainda está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Fundación San Vicent, na Colômbia, e inspira cuidados. O atleta foi o último a ser resgatado e ainda não há confirmação de quando deve voltar ao Brasil.

Goleiro

O goleiro da Chapecoense, Jackson Follmann, um dos sobreviventes do acidente com o voo da Lamía ocorrido no dia 29 de novembro, passou por uma cirurgia ontem. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista, desde a madrugada desta terça-feira (13). Segundo boletim médico divulgado às 15 horas, Follmann “está lúcido e em bom estado geral”.

Ainda segundo o boletim, o goleiro foi submetido a uma série de exames de imagens e laboratoriais. “Após a avaliação desses exames e discussão interdisciplinar, optou-se pela correção cirúrgica da fratura do processo odontóide (fixação da segunda vértebra cervical)”, diz a nota do hospital.

Follmann foi o primeiro sobrevivente da tragédia a retornar ao país. A queda do avião ocorrida em Medellín deixou 71 mortos e seis feridos, dos quais quatro são brasileiros e dois tripulantes bolivianos.

O avião que levava a delegação da Chapecoense a Medellín caiu no dia 29 de novembro. A equipe brasileira jogaria com o Atlético Nacional de Medellín pela final da Copa Sul-Americana. (Agência Brasil) 

Veja Também