Com novidade, CBF divulga tabela da Copa do Brasil

Torneio nacional tem novo formato, que diminui possibilidades de surpresas; três goianos já conhecem adversários

Postado em: 16-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Com novidade,  CBF divulga  tabela da Copa do Brasil
Torneio nacional tem novo formato, que diminui possibilidades de surpresas; três goianos já conhecem adversários

Felipe Bonfim 

AConfederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou, na manhã de ontem, o sorteio das chaves da próxima edição da Copa do Brasil. Diferentemente de outros anos, em 2017 as duas primeiras fases serão disputadas em jogo único. Na primeira, o mandante será o clube em desvantagem no Ranking Nacional de Clubes da entidade e o visitante tem a vantagem do empate. Já na segunda, o mando será definido por sorteio e o vencedor avança. Em caso de empate, a vaga será definida através dos pênaltis. Da terceira fase em diante, os duelos acontecem em duas partidas.

Continua após a publicidade

O sorteio foi dividido com 40 equipes no Bloco 1 (Grupos A, B, C e D) e outras 40 no Bloco 2 (Grupos E, F, G e H). Por definição prévia, os times do Grupo A, enfrentavam os do Grupo E; o Grupo B, que contava com o Goiás, encara o grupo E; o Grupo C duela contra o Grupo G, que tinha o Anápolis; por fim, o Grupo D, onde estava o Vila Nova, teria confronto com o Grupo H.

O clube esmeraldino faz a sua estreia longe de Goiânia, contra o Itabaiana (BA). O Tigre também faz sua primeira partida fora de casa e enfrenta o Fast Clube (AM). O Galo da Comarca recebe o Bragantino (SP) na fase inicial. Conforme o regulamento, as equipes alviverde e colorada terão, portando, a vantagem do empate, enquanto que o Anápolis precisa da vitória para se classificar.

Campeão do Campeonato Brasileiro da Série B, o Atlético faz a sua estreia já nas de oitavas de final. Campeão da Copa Verde e campeão da Copa do Nordeste, Paysandu e Santa Cruz, respectivamente, além Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Chapecoense, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos, classificados para a Copa Libertadores da América, também entram nessa fase.

Dessa forma, 80 clubes brigam por cinco vagas, que serão definidas com os classificados dos cinco confrontos da quarta fase. Estes, então, se somam aos 11 já garantidos previamente nas oitavas de final. O novo sistema deixa a competição, em outros tempos chamativa principalmente pela possibilidade de surpresas, com um ar de cartas marcadas.

Grupo A

Dez melhores ranqueados pela CBF, Corinthians, Cruzeiro, São Paulo, Fluminense, Internacional, Vasco, Coritiba, Ponte Preta, Figueirense e Sport também conheceram os seus adversários. O Timão enfrenta a Caldense (MG). A equipe celeste encara o Volta Redonda (RJ). O tricolor paulista pega o Moto Club (MA). Já o tricolor carioca tem o Globo (RN) pela frente. O colorado, recém-rebaixado à Série B, duela contra o Princesa do Solimões (AM). O cruzmaltino tem o Santos (AP) como adversário. O rival do Coxa será o Vitória da Coquista (BA). A Macaca joga contra o Campinense (PB). O Figueira encara o Rio Branco (AC). O Leão da Ilha enfrenta o CSA (AL). 

Foto: reprodução

Veja Também