Tite valoriza “veteranos”

Técnico convoca seleção para amistoso contra a Colômbia. As novidades são Robinho (32 anos), Diego (31) e Diego Souza (31)

Postado em: 20-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Tite valoriza  “veteranos”
Técnico convoca seleção para amistoso contra a Colômbia. As novidades são Robinho (32 anos), Diego (31) e Diego Souza (31)

Edivaldo Barbosa

No final da manhã de ontem, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o técnico da seleção brasileira, Tite, anunciou a convocação de 23 jogadores para o amistoso contra a Colômbia, o chamado Jogo da Amizade, no próximo dia 25, Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio. Somente foram chamados atletas que atuam no futebol nacional porque a partida não faz parte do calendário Fifa.

O amistoso foi uma forma encontrada pela CBF para contribuir com os familiares das vítimas – jogadores, membros da comissão técnica e dirigentes – da queda do avião da Chapecoense, no dia 29 de novembro, quando a delegação chegava a Medellín, na Colômbia, para a disputa da final da Copa Sul-Americana. Toda a renda líquida do jogo, portanto, será destinada à equipe do interior de Santa Catarina.

Continua após a publicidade

Entre os convocados estão os veteranos Robinho (32 anos), do Atlético-MG, Diego (31), do Flamengo, e Diego Souza (31), do Sport. Revelado pelo Santos, o atacante de 32 anos – completará 33 justamente no dia do amistoso com a Colômbia – está de volta à seleção. Tite, na coletiva concedida após a divulgação dos nomes, elogiou o futebol de Robinho. “Ele voltou voando”, disse o técnico, em entrevista coletiva, se referindo ao fato de que recebeu informações muito positivas do Atlético-MG sobre o atleta após o retorno do time aos treinos depois das férias. O comandante da seleção também enfatizou o bom momento vivido por Diego e Diego Souza, mas deu atenção especial ao atacante do Galo.  

Segundo ele, Robinho seguirá servindo como opção a longo prazo para a seleção brasileira, apesar dos seus 32 anos de idade e da forte concorrência por uma vaga no ataque do time brasileiro, que aumenta consideravelmente quando os jogadores que atuam no exterior também podem ser convocados.

“Se há um aspecto e um critério (para as convocações) é o de todos poderem estar presentes na seleção na sequência. Não vejo a idade como impeditiva, mas vejo desempenho, alto nível. O mais jovem é o Jorge (lateral do Flamengo convocado ontem), de 20 anos, e o mesmo vale para o Robinho, de 32, que perfeitamente tem condições de continuar servindo à seleção brasileira”, destacou Tite, abrindo as portas para a continuidade do atacante atleticano no time nacional, que ele já defendeu anteriormente nas Copas do Mundo de 2006 e 2010.

Na temporada passada, Robinho marcou 25 gols em 55 jogos pelo Atlético-MG, após ter sido contratado pelo clube depois de uma passagem frustrante pelo Guangzhou Evergrande, da China, em 2015. Diego, por sua vez, retornou para atuar no Flamengo no ano passado depois de deixar o Fenerbahçe, da Turquia, e ficar mais de uma década no futebol europeu.

Entre os 23 convocados, o Flamengo é o que mais cederá jogadores à seleção. São quatro jogadores do rubro-negro – além de Diego, Alex Muralha, Jorge e William Arão. Já o Atlético-MG contabiliza três na lista. São eles Marcos Rocha, Fábio Santos e Robinho. Campeão brasileiro, o Palmeiras teve dois na lista: Vitor Hugo e Dudu. 

Ex-Atlético-GO

O volante William Arão passou pelo futebol goiano em 2014. O atual jogador do rubro-negro, um dos principais pontos de equilíbrio da equipe carioca, defendeu as cores do Atlético Goianiense no Campeonato Brasileiro da Série B em 2014. Naquele ano, ele atuou por 13 jogos e ajudou o time a evitar o descenso à Série C.  

Veja Também