Atlético e Vila estreiam hoje em clássico cheio de expectativa

Atlético e Vila Nova abrem, neste sábado, o Campeonato Goiano de 2017 com várias novidades em suas escalações

Postado em: 28-01-2017 às 08h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Atlético e Vila estreiam hoje em clássico cheio de expectativa
Atlético e Vila Nova abrem, neste sábado, o Campeonato Goiano de 2017 com várias novidades em suas escalações

Edivaldo Barbosa

Com a inédita conquista do Campeonato Brasileiro da Série B, o Atlético inicia o Goianão com status de favorito. O Vila Nova, seu adversário deste sábado (28), não sabe o que é comemorar o título há 11 anos – o último foi em 2005. Os rivais têm a honra de fazer a abertura do Estadual hoje, às 16h30, no Serra Dourada, em Goiânia. O clássico está repleto de expectativa por parte da torcida, já que os adversários da primeira rodada realizaram contratações pontuais com o objetivo de brigar pelo troféu de campeão goiano de 2017.

Continua após a publicidade

Além de surpreender o Brasil com o título da Série B, que lhe garantiu o acesso à elite do Brasileiro, o Atlético não perdeu tempo e conseguiu manter Marcelo Cabo. Além do técnico vencedor, a diretoria também manteve alguns titulares, como Kléver (goleiro), Jorginho (meia), Júnior Viçosa (atacante), Ricardo Silva (zagueiro) e Luiz Fernando (meia). 

Foram contratados 12 jogadores: os zagueiros Bonfim e Roger Carvalho, o lateral-direita Daniel Borges, os laterais que atuam na esquerda Wanderson e Bruno Pacheco, os volantes Abuda, Batinho e Ikaro, os meias Alípio e Willians, além dos  atacantes Daniel dos Anjos e Negueba, este último anunciado oficialmente ontem (leia matéria correlata abaixo). 

Um dos responsáveis pela conquista da Série B, o técnico Marcelo Cabo se envolveu numa polêmica após ‘desaparecer’ misteriosamente por 36 horas entre os dias 15 e 16 deste mês. O treinador foi encontrado por policiais militares em um motel da região de Aparecida de Goiânia depois que a notícia ganhou destaque na imprensa. Cabo teve que se explicar e o staff atleticano, pelo bom trabalho realizado em 2016, lhe deu um voto de confiança.

Apesar de ausente em alguns dias na preparação da equipe, Cabo está ansioso para que o Atlético responda positivamente no clássico deste sábado. “A expectativa é grande. É uma estreia de campeonato e bate aquela ansiedade de observar como a equipe irá se portar depois de tantos dias de pré-temporada”, disse, explicando que os jogadores responderam bem na preparação às vésperas de enfrentar o Vila. “Tivemos uma boa semana e estou satisfeito com a parte técnica e tática. Fica tudo dentro de uma interrogação sobre como as equipes irão se apresentar nessa primeira partida”, destacou.

Na visão do comandante atleticano, o time teve uma evolução após os amistosos contra Gama e Aparecidense – o rubro-negro perdeu ambos pelo placar de 1 a 0. Na última semana de preparação, Cabo optou por intensificar os treinos táticos. O resultado, segundo ele, foi promissor. “Deu para notar a evolução do conjunto. Ainda não estaremos no nosso ideal, mas estamos em um bom processo de evolução. Entendemos que a equipe vai estar melhor do que nos jogos-treino”, frisou o técnico.

Tigrão

O Vila Nova quer evitar chegar ao 12º ano sem conquistar o Goianão. Por isso, a diretoria apostou na contratação do técnico Mazola Júnior para comandar o time no Campeonato Goiano. Além de Mazola e da comissão técnica, foram contratados os goleiros Wendell, Elisson, Matheus Kayser, o lateral Jonathan, os zagueiros Wesley Matos e Halisson; os meias Marcos Serrato, Billy, Hiroshi, PH e Moraes, além dos atacantes Ruan e Wallyson. 

Durante a pré-temporada, que durou 25 dias, o Vila realizou três amistosos. Depois de empatar com Uberlândia-MG e Real Brasília, o alvirrubro bateu o Flamengo por 2 a 1, no Serra Dourada. Apesar da euforia da torcida, Mazola Júnior prefere adotar a cautela para falar na estreia. “A vitória [sobre o Flamengo) foi mais significativa para o clube do que para o time”, disse, pregando respeito ao rival deste sábado.

Na visão do técnico vilanovense, o Atlético leva uma ligeira vantagem por ter mantido a comissão técnica e ter um treinador eficiente. Sobre o adversário, ele disse que “conhece todos os jogadores do Atlético”. “Do meio para frente, eles (jogadores) são muito técnicos”, observa.

Mazola não poderá escalar o atacante Moisés. 

Com uma lesão na coxa, o jogador foi vetado ontem pelo departamento médico após passar a semana se tratando por causa da contusão sofrida diante do Flamengo. Com isso, Vandinho será titular. O lateral Jonathan também está fora porque se machucou. Com isso, Patrick começará o clássico entre os titulares.  

Atlético acerta contratação de atacante Negueba, ex-Flamengo 

O técnico Marcelo Cabo ganhou mais uma opção para o setor ofensivo. O Atlético acertou na última sexta-feira (27) a contratação do atacante Negueba. Agente livre, ele fechou com o rubro-negro até o fim de 2017. Como chegou a Goiânia já às vésperas do clássico diante do Vila Nova, o atleta ainda não tem data marcada para estreia.

Revelado pelo Flamengo em 2011, Negueba foi a grande promessa do clube carioca durante as duas primeiras temporadas como profissional. Ao todo, foram 60 jogos com a camisa rubro-negra, mas apenas três gols marcados. O então garoto sofreu com lesões e não conseguiu dar sequência à carreira na equipe.

Ele foi então emprestado ao São Paulo, mas mesmo no tricolor paulista, seguiu com certa frequência no departamento médico. Foram apenas cinco partidas em 2013 e ele voltou ao Fla após o fim do contrato. Desde então, teve passagens ainda por Coritiba e Grêmio, mas sem o sucesso esperado quando saiu das categorias de base.

Negueba conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior com o Flamengo e o Mundial Sub-20 pela seleção brasileira, ambos em 2011. O atleta ainda foi campeão carioca duas vezes (2011 e 2014), pelo rubro-negro carioca. (Felipe Bonfim) 

Veja Também