Com 26 pênaltis cobrados, Grêmio Anápolis bate Atlético-GO e vai à final do Goianão

O atual bicampeão estadual, Atlético Goianiense, está eliminado do Campeonato Goiano. O Grêmio Anápolis eliminou o rubro-negro nas penalidades, por 12 a

Postado em: 09-05-2021 às 21h07
Por: Felipe André
Imagem Ilustrando a Notícia: Com 26 pênaltis cobrados, Grêmio Anápolis bate Atlético-GO e vai à final do Goianão
Atlético Goianiense conseguiu vencer no tempo normal, mas o Grêmio Anápolis levou a melhor nas penalidades | Foto: Afonso Cardoso

O atual bicampeão estadual, Atlético Goianiense, está eliminado do Campeonato Goiano. O Grêmio Anápolis eliminou o rubro-negro nas penalidades, por 12 a 11, e se classificou para a decisão contra o Vila Nova, que passou pela Aparecidense. No tempo normal, os donos da casa venceram por 2 a 1, com gols de Zé Roberto e João Paulo, enquanto Ronald descontou para a Raposa.

Com a desvantagem no placar, após a derrota no jogo de ida, o Atlético Goianiense foi com o que tinha de melhor para enfrentar o Grêmio Anápolis. O time titular teve apenas uma mudança em relação ao elenco que venceu o Libertad-PAR na última semana pela Copa Sul-Americana, o lateral-esquerdo Natanael espera o resultado de exames, para descobrir se está lesionado, pois deixou o duelo contra os paraguaios antes do término. Igor Cariús começou em seu lugar ontem.

Dentro de campo, a quarta partida entre as duas equipes começou bem disputada. O Atlético Goianiense marcou em cima na saída de bola do Grêmio Anápolis e passou perto de aproveitar os erros do adversário, mas as finalizações pararam no goleiro Jordan. Pelo lado dos visitantes, o jovem Ronald, assim como no primeiro jogo, é a válvula de escape do treinador Cléber Gaúcho. Ele, que pertence ao rubro-negro e está emprestado, provocou Arthur Gomes e fez com que o adversário recebesse o cartão amarelo.

Continua após a publicidade

O goleiro Fernando Miguel foi exigido na reta final do primeiro tempo. O Grêmio Anápolis levou perigo em duas oportunidades, ambas com a dupla Ronald e Lucão. Na primeira, o jovem tocou para o centroavante que finalizou e parou no goleiro atleticano. Na segunda tentativa, o camisa 9 saiu cara a cara com o arqueiro do time mandante, viu Ronald de lado, mas optou em chutar e desperdiçou.

Na segunda etapa, o Grêmio Anápolis se conteve e viu o Atlético Goianiense ganhar ainda mais a disputa pelo espaço no campo. O rubro-negro com as opções pelas pontas, explorou as jogadas pelas laterais, mas apresentou dificuldades na concretização. O treinador Jorginho colocou a equipe mais ofensiva, quando decidiu tirar o volante Willian Maranhão para colocar o atacante André Luis. 

Com as jogadas desperdiçadas no ataque, o Atlético começou a dar espaço no campo defensivo e o Grêmio Anápolis aproveitou. Jordan cobrou tiro de meta em direção ao centroavante Lucão, ele desviou de cabeça para Ronald, que entrou na grande área entre Igor Cariús e o Nathan, finalizou cruzado e antes de acertar a rede a bola ainda bateu caprichosamente na trave. A vantagem da Raposa foi ampliada e com um gol de um atacante que pertence aos donos da casa.

Com a vitória parcial, o Grêmio Anápolis se trancou ainda mais e fez o possível para segurar a posse de bola e ganhar tempo. O Atlético Goianiense se mandou para o campo de ataque para pressionar os visitantes, que montaram uma linha de cinco defensores e dificultou a troca de passes dos rubro-negro na entrada da grande área.

A pressão demorou, mas surtiu efeito. João Paulo entrou na grande área e cruzou a meia altura, a bola encontrou Zé Roberto, que livre de marcação, mandou de primeira para o fundo da rede. O camisa 10 foi o responsável também pela virada atleticana, quando novamente pelo lado direito na grande área fez o toque para o meio da pequena área, mas o goleiro Jordan acabou falhando e a bola passou entre as pernas e morreu no fundo da rede.

Os minutos finais acentuaram a disputa entre ataque e defesa, mas a partida foi encerrada e a disputa foi para os pênaltis. Na marca da cal, o Grêmio Anápolis venceu por Atlético Goianiense por 12 a 11, com direito a quatro atletas cobrando duas vezes após todos os jogadores terem participado. Pelo lado dos mandantes, Janderson e João Paulo erraram, enquanto apenas Baiano errou para a Raposa.

Os visitantes converteram com: Danrlei e Vinicius duas vezes cada, Thiago Rubim, Vitor Braga, Vidal, Lúcio, Neto, Gut, Roger e Jordan. Quem marcou pelos mandantes: João Paulo marcou a primeira cobrança e errou na segunda, Andre Luis, Pablo Dyego, Zé Roberto duas vezes, Marlon Freitas, Éder, Nathan, Arnaldo, Danilo Gomes e Fernando Miguel.

FICHA TÉCNICA
Atlético-GO 2 (11) x (12) 1 Grêmio Anápolis
(ida 0x1)

Data: 9 de maio, 2021
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia-GO

Árbitro: Osimar Moreira
Assistentes: Cristhian Passos e Leone Carvalho

Gols: Zé Roberto e João Paulo (ACG); Ronald (GEA)

Atlético-GO: Fernando Miguel; Dudu (Arnaldo), Nathan, Éder e Igor Carius (Pablo Dyego); Willian Maranhão (André Luis), Marlon Freitas e João Paulo; Janderson, Arthur Gomes (Danilo Gomes) e Zé Roberto. Técnico: Jorginho

Grêmio Anápolis: Jordan; Baiano, Gut, Danrlei e Mateus Rodrigues (Roger); Lúcio, André (Gabriel Vidal) e Vitor Braga; Ronald (Thiago Rubim), Matheus Martins (Neto) e Lucão (Vinicius). Técnico: Cléber Gaúcho

Veja Também