Com retorno na zaga, Vila Nova inicia disputa por título Goiano

Depois de 1470 dias, o Vila Nova entra em campo novamente para disputar uma final de Campeonato Goiano. Do dia 7 de

Postado em: 16-05-2021 às 02h51
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Com retorno na zaga, Vila Nova inicia disputa por título Goiano
O zagueiro Walisson Maia é o único desfalque de Wagner Lopes para enfrentar o Grêmio Anápolis | Foto: Douglas Monteiro/Vila Nova FC

Depois de 1470 dias, o Vila Nova entra em campo novamente para disputar uma final de Campeonato Goiano. Do dia 7 de maio de 2017, quando ficou com o vice-campeonato estadual, até este domingo (16), quando enfrenta o Grêmio Anápolis na primeira partida da decisão do Goianão de 2021, muita coisa mudou. A começar pelo elenco, que não conta com nenhum dos 20 atletas que foram relacionados naquele dia.

Durante a semana, o foco vilanovense, segundo o técnico Wagner Lopes, foi estudar a Raposa, mas também trabalhar os processos que estão em evolução, como a comunicação entre atletas de diferentes setores de campo. 

“Uma semana muito importante, onde procuramos ajustar todos os detalhes. É final, então, é um jogo muito importante para a história do clube. É um jogo que nós sabemos que precisamos ter muita concentração. Procurei estudar bastante o adversário e passar isso para os jogadores. O que eu venho falando é que nós temos processos em andamento, desde a comunicação entre os setores. São vários temas que abordo na semana, aproveitando os erros e acertos que tivemos no último jogo. É respeitar o adversário, mas buscar fazer o nosso melhor”, disse Wagner Lopes.

Continua após a publicidade

Questionado sobre qualquer tipo de favoritismo que sua equipe tenha para ficar com a taça, vindo a deixá-los mais pressionados pela conquista do torneio, Wagner Lopes faz questão rechaçar esse rótulo e pede tranquilidade aos seus comandados. 

“Não vejo pressão (pelo título). Vejo muito comprometimento dos jogadores com o que temos treinado e com o que tenho pedido. Vejo também uma dedicação absurda. E é isso que nós precisamos. Ter tranquilidade para fazer dois bons jogos. Sabemos da importância que é para os dois clubes. Mas é ter tranquilidade e concentração. Isso é importante para o título. Estamos buscando uma boa preparação para fazer um bom jogo no domingo (16)”, analisou o comandante colorado.

Mudança na defesa

Para enfrentar o Grêmio Anápolis, neste domingo (16), Wagner Lopes deve ter apenas uma mudança em relação ao time titular que derrotou a Aparecidense na partida de volta das semifinais. Expulso diante do Camaleão, o zagueiro Walisson Maia dará lugar a Saimon, que estava cumprindo suspensão automática diante do time de Aparecida de Goiânia. 

O restante da equipe deve ser o mesmo que vem atuando sob o comando de Wagner Lopes, sem nenhuma outra baixa, nem com contusão e nem por conta de cartão amarelo ou vermelho.

Grêmio Anápolis

O Grêmio Anápolis segue fazendo história e nesse domingo, a equipe Anapolina escreverá mais um capítulo ao entra em campo pela primeira vez na grande final do Goianão. O time recebe o Vila Nova na partida de ida, no estádio Jonas Duarte, às 16 horas.

Para o confronto diante do Vila Nova, os treinamentos no CT Renascer foram intensos nessa última semana, com treinos nos dois períodos, além do que nesta quinta-feira o time comandado por Cléber Gaúcho também treinou no estádio Jonas Duarte, palco da primeira decisão do Goianão.

A equipe da raposa tem a certeza que não contará com quatro atletas para os dois jogos da grande decisão: o zagueiro Luizão, o lateral-esquerdo Igor Milioransa e os atacantes Jair e Matheus Porto, pertencem ao Vila Nova e como estão emprestados ao clube, no contrato os impede de jogar contra o time colorado. O zagueiro Danrlei que estava no rival de domingo, na última temporada, pode atuar por não tem qualquer vínculo com o Tigrão.

Por outro lado, no time considerado titular, que vem fazendo excelentes jogos nas últimas partidas, nenhum desfalque com cartão e nem sequer lesão. Assim, o Grêmio Anápolis chega completo para a primeira decisão. Porém vale ressaltar, quatro atletas estão pendurados com cartão amarelo e em caso de mais um podem desfalcar o time na finalíssima, que acontece no OBA, em Goiânia, no caso do zagueiro Danrlei e dos atacantes Ronald, Neto e Lucão, tendo três titulares entre eles.

Para ficar de olho

Apesar do lado coletivo, algumas individualidades têm se destacado nesse time jovem do Grêmio Anápolis. Três jogadores do sistema ofensivo vêm dando o que falar e dando dor de cabeça aos rivais. A começar pelo camisa 10, o meia Vitor Braga que é o principal responsável pelas jogadas de criação da raposa e já tem um gol no campeonato. O meia-atacante Ronald, emprestado pelo Atlético Goianiense, bagunçou a vida do clube o qual pertence e nos dois jogos da semifinal, contribuiu com uma assistência no primeiro jogo e um gol no segundo, levando a partida para as penalidades.

Assim como ele, o artilheiro do time se trata de Lucão, com quatro gols. Do mesmo jeito que seu companheiro, só inverteu a ordem, sendo responsável pelo gol de cabeça e da vitória na partida de ida na semifinal e dando a assistência também de cabeça, para Ronald abrir o placar no Antônio Accioly. Embora o time tenha se destacado pelo futebol coletivo e alguns jogadores com suas individualidades fizeram com que o time chegasse nessa grande final, o dedo do treinador Cléber Gaúcho foi muito importante até aqui e ele que chegou a treinar o Grêmio Anápolis em 2019, não pensou duas vezes antes de retornar a equipe, ainda na reta final do Goianão 2020 e agora tendo um trabalho completo na atual temporada, onde até o momento foram catorze jogos, sete vitórias, três empates e quatro derrotas.

Ficha técnica


Grêmio Anápolis x Vila Nova


Data: 16 de maio de 2021


Horário: 16h


Local: Estádio Jonas Duarte, em Anápolis (GO)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA)


Assistentes: Bruno Pires (FIFA) e Márcio Soares

Grêmio Anápolis: Jordan; Baiano, Gut, Danrlei e Mateus Rodrigues; Lúcio Fernandes, André Domingues e Vitor Braga; Ronald, Lucão e Matheus Pereira.


Técnico: Cléber Gaúcho

Vila Nova: Georgemy; Celsinho, Rafael Donato, Saimon e Willian Formiga; Dudu, Arthur Rezende e Alan Mineiro; Pedro Bambu, Henan e Kelvin.


Técnico: Wagner Lopes

Veja Também