Vale vaga na Copa do Mundo

Brasil recebe Paraguai na Arena Corinthians e pode carimbar passaporte para o Mundial na Rússia

Postado em: 28-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vale vaga na  Copa do Mundo
Brasil recebe Paraguai na Arena Corinthians e pode carimbar passaporte para o Mundial na Rússia

FELIPE BONFIM


O Brasil pode ser a primeira seleção a garantir a classificação para a Copa do Mundo da Rússia em 2018. Para isso, a equipe precisa bater o Paraguai na Arena Corinthians, às 21h45, em duelo válido pela 13ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, além de torcer por combinação de resultados.

Continua após a publicidade

Líderes da competição com 30 pontos, os brasileiros estão virtualmente garantidos no Mundial, mas a confirmação matemática da vaga ainda não aconteceu. Em caso de triunfo hoje, a seleção torce por derrotas de Equador, quinto colocado, e Chile, que é sexto, ambos com 20 – enfrentam Colômbia e Venezuela, respectivamente, em casa.

Dessa forma, o Brasil atingiria a marca de 33 pontos, abrindo 13 de vantagem para os dois adversários diretos pela classificação, que permaneceriam com 20, restando apenas quatro rodadas e, portanto, apenas 12 em disputa. As duas partidas em questão acontecem mais cedo, então a equipe entrará em campo já sabendo se poderá ou não carimbar o passaporte para a Rússia.

A vitória nesta noite, no entanto, não pode ser contabilizada automaticamente. Os quatro últimos jogos contra o Paraguai terminaram empatados e, em dois deles, os resultados resultaram em eliminação da Copa América (2011 e 2015) através das penalidades. O último triunfo contra esse adversário foi ainda em junho de 2009, por 2 a 1, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo na África do Sul – os gols foram marcados por Robinho e Nilmar, enquanto Salvador Cabañas descontou.

Para este confronto, o técnico Tite irá promover apenas uma alteração na equipe em relação à que goleou o Uruguai, por 4 a 1, na última semana. Ele não conta com o lateral-direito Daniel Alves, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e promove a entrada de Fagner no setor.

A tendência é que não haja outra mudança, mas como o treinador brasileiro fechou algumas das atividades de preparação visando este duelo, ainda é possível. O mais provável é que Tite tenha realizado apenas pequenos ajustes de posicionamento.

“É difícil esconder alguma coisa. Não esconder, porque nosso estilo de jogo não tem nada a esconder. Mas para ter mais privacidade, concentração. Pode ser esse o motivo dessa decisão. É difícil, mas o futebol é feito de detalhes. Por isso tem que se treinar muito bem, com concentração”, afirmou o zagueiro Marquinhos.

Ousadia

Com 18 pontos e na sétima colocação, o Paraguai ainda luta por uma vaga na Copa do Mundo e precisa bater o Brasil para se aproximar de uma vaga na Rússia. Para isso, o jovem atacante Cecílio Domínguez, 23 anos, espera que o time jogue de igual para igual com o adversário e não se acovarde no campo de defesa.

“Temos que nos atrevermos. Nós também temos jogadores incríveis que podem jogar bem. No futebol há vários caminhos. Também podemos fazer o mesmo que eles fazem. Eles têm boa defesa, será uma partida complicada, mas é futebol. Nada é impossível”, disse. 


Ficha Técnica:

Jogo: Brasil x Paraguai 

Local: Arena Corinthians, às 21h45, em São Paulo (SP). Árbitro: Victor Carrillo (Peru). Assistentes: Jonny Bossio (Peru) e Coty Carrera (Peru) 

Brasil: Alisson, Fagner, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, 

Philippe Coutinho e Neymar; Roberto Firmino

Técnico: Tite

Paraguai: Anthony Silva; Darío Verón, Bruno Valdez, Paulo da Silva e Júnior Alonso; Víctor Cáceres, Cristian Riveros, Iturbe e Almirón; Cecílio Domínguez e Lezcano

Técnico: Francisco Arce

Veja Também