Atlético-GO vence o Corinthians, fora de casa, e abre vantagem na Copa do Brasil

Postado em: 02-06-2021 às 23h24
Por: Felipe André
Zagueiro Éder sendo observado por Araos durante a vitória do Atlético Goianiense sobre o Corinthians pela Copa do Brasil | Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Dois jogos e duas vitórias, assim foi o saldo do Atlético Goianiense contra o Corinthians em São Paulo. Após o triunfo pela Série A, o rubro-negro voltou a bater o time paulista, mas desta vez pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira (2/6) na Neo Química Arena. Os goianos venceram por 2 a 0, com gols de Ronald e João Paulo, e podem até perder por um gol de diferença na próxima semana, no estádio Antônio Accioly, que mesmo assim estará classificado para as oitavas de final.

Dias após se enfrentarem, o Atlético-GO manteve o mesmo titular, enquanto Sylvinho testou Araos entre quem iniciava a partida, uma tentativa de pôr os mandantes mais ofensivos. Antes dos dez minutos, os visitantes chegaram em duas oportunidades, ambas com Zé Roberto, na primeira o centroavante finalizou por cima do gol de Cássio, e na segunda acertou o zagueiro Gil.

Foi então que Ronald entrou em ação. João Paulo recebeu no meio-campo e entrelinhas acionou Dudu pelo lado direito, o lateral com muito espaço cruzou na pequena área e o jovem atacante de 19 anos apareceu para marcar o primeiro gol dele como profissional. O jogador que está na mira do futebol português foi destaque no Campeonato Goiano pelo Grêmio Anápolis, retornou, foi titular na Série A e balançou as redes no segundo jogo.

Com a vantagem no placar, o Atlético-GO então se posicionou para jogar do jeito que gosta, atraindo o adversário e utilizando a rápida transição que já é arma desde 2019. Raul Gustavo apareceu no campo de ataque e tentou finalizar e acertou a marcação, Ronald foi acionado pela direita e tocou para João Paulo, o meia então bateu na saída de Cássio e ampliou o resultado na Neo Química Arena. Ainda na primeira etapa, o jovem atacante sentiu o adutor e precisou deixar o gramado. Será reavaliado no desembarque em Goiânia.

O Corinthians então se mandou para o ataque, mas só levou perigo em uma ocasião, quando Araos apareceu livre na pequena área e cabeceou, mas Fernando Miguel mandou para escanteio. Com dificuldade no setor ofensivo, os mandantes foram para o intervalo sabendo da necessidade de ao menos descontar, para o prejuízo ser menor para a decisão que acontece na próxima semana.

Na volta para o segundo tempo, a proposta do jogo permaneceu a mesma dos últimos minutos da primeira etapa. O Corinthians aumentou a posse de bola, mas teve pela frente a defesa atleticana. Barroca pediu para o rubro-negro manter a posse de bola, mas conforme o tempo passava, os mandantes dominava essa estatística, mas sem conseguir levar perigo aos goianos. 

Fágner e Zé Roberto já haviam se desentendido no primeiro tempo e cada um recebeu um amarelo. Na segunda etapa, o lateral corintiano fez outra falta dura no atacante, em uma tentativa de contra-ataque do rubro-negro e então recebeu o segundo amarelo do árbitro Braulio da Silva Machado e consequentemente foi expulso.

O Corinthians entrou diminuiu o ritmo e o Atlético Goianiense com a troca de passes segurou o resultado sem tomar sustos. O rubro-negro em determinados momentos acelerou e encontrou espaços na zaga paulista, mas Pablo Dyego desperdiçou grande oportunidade cara a cara com Cássio e na sequência, Lucão cabeceou e acertou o travessão. Com o controle, os goianos apenas administraram o restante da partida.

As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima semana. O segundo jogo e que define quem vai avançar para às oitavas de final, acontece na próxima quarta-feira (9), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Antônio Accioly. Antes disso, os dois times voltam aos gramados, mas desta vez pela Série A. O Atlético Goianiense tem pela frente o São Paulo, neste sábado (5), às 19h, em Goiânia. Já o Corinthians, por sua vez, vai visitar o América-MG, na Arena Independência, no dia seguinte, às 16h.

FICHA TÉCNICA
Corinthians 0x2 Atlético-GO
(Copa do Brasil)

Data: 2 de junho, 2021
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo-SP

Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Alex dos Santos (SC)

Gols: Ronald e João Paulo (ACG)
Cartão vermelho: Fágner (SCCP)

Corinthians: Cássio; Fágner, Gil, Raul Gustavo e Lucas Piton; Camacho (Gabriel), Ramiro (Roni) e Angelo Araos (Jô); Mateus Vital (Bruno Méndez), Gustavo Silva e Luan (Léo Natel). Técnico: Sylvinho

Atlético-GO: Fernando Miguel; Dudu (Matheus Oliveira), Nathan, Éder e Igor Cariús; Willian Maranhão, Marlon Freitas e João Paulo; Ronald (Arnaldo), Natanael (Pablo Dyego) e Zé Roberto (Lucão). Técnico: Eduardo Barroca

Compartilhe: