Goiás vence clássico contra Vila e é campeão goiano pela 27ª vez

Alviverde vence novamente o Vila Nova, desta vez por 1 a 0, e conquista o tricampeonato pela terceira vez na história

Postado em: 07-05-2017 às 18h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás vence clássico contra Vila e é campeão goiano pela 27ª vez
Alviverde vence novamente o Vila Nova, desta vez por 1 a 0, e conquista o tricampeonato pela terceira vez na história

Edivaldo Barbosa

Continua após a publicidade

O Goiás é campeão goiano de 2017. A conquista foi oficializada no clássico deste domingo (7), no Serra Dourada, diante do Vila Nova. Após golear o primeiro jogo da final por 3 a 0, o alviverde venceu o rival por 1 a 0 – gol do meio-campista Jean Carlos, aos 39 do primeiro tempo.

No placar agregado, o Goiás fez 4 a 0 e agora comemora o seu 27º título do Goianão. O time, aliás, sagrou-se tricampeão pela terceira vez na história. O Vila Nova, com o revés, chega há 12 anos sem conquistar o Estadual. O último título do alvirrubro foi em 2005, justamente diante do alviverde.

Um bom público compareceu ontem ao Serra Dourada. O total de 25.049 torcedores pagou ingresso, o que proporcionou uma renda de R$ 517.405,00. Agora, as duas equipes voltam as atenções para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. O Goiás vai estrear em casa, no próximo sábado, diante do Figueirense-SC. Já o Vila vai até Varginha-MG encarar o Boa Esporte.

O jogo


Precisando golear para conquistar o título, o Vila Nova bem que tentou tomar a iniciativa de jogo. O Goiás, porém, não dava espaços ao rival. Aos 2 minutos, o meia Tiago Luís cruzou a bola na área e Léo Gamalho caiu dentro da área na disputa da jogada. Torcida pediu pênalti, mas o árbitro Eduardo Tomaz, acertadamente, nada marcou. O alvirrubro, na ânsia de abrir o placar, deixando espaços e o alviverde aproveitava bem disso e chegava com perigo ao gol defendido por Elisson.

Valorizando a marcação, o Goiás ocupava todas as partes do gramado, dificultando as investidas do alvirrubro. Aos 9, Tiago Luís fez boa jogada pela esquerda na área, mas Jean Carlos não alcançou. O lateral Patrick tentava anular o rápido Carlos Eduardo. Após cruzamento de Wallyson, Moisés não alcançou. O goleiro Elisson foi obrigado, na sequência, espalmar o chute de Jean Carlos. Enquanto a equipe colorada buscava o primeiro gol, o alviverde valorizava a marcação.

Aos 39 minutos, o gol alviverde no Serra Dourada. O atacante Léo Gamalho fez boa jogada ao lançar a bola para Carlos Eduardo, que só teve o trabalho de rolar para Jean Carlos tocar para o gol – Goiás 1 a 0. Com a derrota parcial, o alvirrubro teria de marcar cinco gols para chegar ao título ou quatro para levar a decisão do Campeonato Goiano para as cobranças de pênaltis. A missão, claro, se tornava ainda mais difícil.

Após o árbitro apitar o término do primeiro tempo, aconteceu uma discussão entre jogadores do Vila e também do Goiás, principalmente entre Patrick Leonardo, que estava no banco de reservas, e Victor Bolt. Também o atacante Vandinho se envolveu na discussão. Depois da volta para o segundo tempo, o árbitro Eduardo Tomaz expulsou Patrick Leonardo e Vandinho, que chegou a chutar o cartão vermelho do árbitro. O jogador vilanovense deixou o banco de reservas irritado com a arbitragem.

Passada a confusão, o clássico recomeçou. O Vila tentou pressionar o rival nos primeiros minutos. Contudo, encontrava enorme dificuldade em superar a marcação no Serra Dourada. O técnico Mazola Júnior voltou com Ruan no lugar de Patrick. Com isso, a equipe vilanovense ficou quatro atacantes em campo. Aos 8 minutos, Tiago Luís cruzou a bola na área e Léo Gamalho desviou de cabeça para fora.

O atacante Moisés, aos 15, cruzou rasteiro na área, mas a defesa esmeraldina conseguiu afastar. O goleiro Marcelo Rangel fez duas defesas, evitando o gol de empate. Wallyton, apesar de bem marcado, teve boa chance de marcar, mas desperdiçou. A partir daí, o alvirrubro foi perdendo as forças e o desânimo já era visível nos jogadores vilanovenses. O Goiás, com isso, passou a administrar o resultado.

O Vila Nova chegou a marcar um gol, mas o atacante Moisés estava impedido, aos 42 minutos. No minuto seguinte, Carlos Eduardo driblou o goleiro Elisson e chutou em cima do zagueiro Brunão. A partir daí, a torcida esmeraldina soltou o grito no Serra Dourada. O alviverde tocou a bola e esperou o apito final do árbitro.

FICHA TÉCNICA

Jogo: Goiás 1 x 0 Vila Nova. Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Árbitro: Eduardo Tomaz. Assistentes: Bruno Pires (Fifa) e Cristhian Passos. Goiás: Marcelo Rangel; Hélder (Pedro Bambu), Everton Sena e Alex Alves e Patrick; Victor Bolt, Léo Sena, Tiago Luís (Juan) e Jean Carlos (Jarlan); Carlos Eduardo e Leo Gamalho. Técnico: Sílvio Criciúma. Vila Nova: Elisson; Maguinho, Alemão, Wesley Matos, Bruno Prado e Jonathan; Geovane, Marcos Serrato (Foguete) e Everton (Mateus Anderson); Patrick (Ruan), Moisés e Wallyson. Técnico: Mazola Júnior. Gol: Jean Carlos, aos 39 do primeiro tempo. Renda: R$ 517.405,00. Público pagante: 25.049

A CAMPANHA DO GOIÁS

1ª fase

1º turno

Aparecidense 2 x 2 Goiás

Goiás 2 x 0 Rio Verde

Goiás 1 x 0 Atlético

Anápolis 1 x 1 Goiás

Goianésia 0 x 2 Goiás

2º turno

Goiás 1 x 2 Aparecidense

Rio Verde 2 x 1 Goiás

Goiás 4 x 2 Goianésia

Atlético 1 x 2 Goiás

Goiás 1 x 1 Anápolis

3º turno

Goiás 3 x 2 Goiás

Vila Nova 0 x 0 Goiás

Goiás 1 x 2 Iporá

Goiás 2 x 2 Itumbiara

Semifinal

Atlético 1 x 2 Goiás

Goiás 0 x 0 Atlético

Final

Vila Nova 0 x 3 Goiás

Goiás 1 x 0 Vila Nova 

Veja Também