Brasil x Argentina: PF interrompe jogo de eliminatórias da Copa do Mundo a pedido da Anvisa

A pedido da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), agentes da Polícia Federal (PF) interromperam a partida entre Brasil e Argentina na

Postado em: 05-09-2021 às 16h42
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil x Argentina: PF interrompe jogo de eliminatórias da Copa do Mundo a pedido da Anvisa
Ao entrar no país para um jogo pelas eliminatórias, os quatro atletas deram informações falsas, de acordo com a Anvisa | Foto: Reprodução

A pedido da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), agentes da Polícia Federal (PF) interromperam a partida entre Brasil e Argentina na Arena Neo Química, onde se realizava o jogo das eliminatórias da Copa do Mundo. Segundo a Agência, quatro jogadores argentinos descumpriram regras sanitárias ao entrar no Brasil sem informar que estiveram no Reino Unido há 14 dias.

Os atletas Emiliano Martinez, Emiliano Buendia, Giovani Lo Celso e Cristian Romero entraram de forma irregular no país. Os agentes da Anvisa argumentaram que os jogadores não podem exercer qualquer atividade no Brasil antes de passar por uma quarentena. Três deles estavam em campo como titulares.

“São quatro jogadores. Eles, ao chegarem em território nacional, apresentam a declaração de saúde do viajante. Neste documento não falava que eles passaram por um dos três países que estão restritos, justamente para a contenção da pandemia. Mas depois foi constatado que eles passaram pelo Reino Unido”, afirmou Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa.

Continua após a publicidade

Segundo a Confederação Argentina, a escalação do quarteto deve-se a um acordo da Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) que libera atletas de passarem por quarentena em partidas oficiais. “A Anvisa considera a situação risco sanitário grave, e por isso orientou às autoridades em saúde locais a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro”, afirma o órgão em nota.

O diretor-presidente da Agência, afirmou que foi orientado desde o primeiro momento que os atletas deveriam se manter isolados e aguardar a deportação. “Chegamos nesse ponto porque tudo aquilo que a Anvisa orientou, desde o primeiro momento, não foi cumprido. Eles tiveram orientação para permanecer isolados para aguardar a deportação. Mas não foi cumprido. Eles se deslocam até o estádio, entram em campo, há uma sequência de descumprimentos”, completa.

A Conmebol informou que o jogo foi suspenso. “Por decisão do árbitro do jogo, o encontro organizado pela FIFA entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo foi suspenso. O árbitro e o delegado do jogo apresentarão um relatório à Comissão Disciplinar da FIFA, que determinará os próximos passos a seguir. Estes procedimentos estão em estrita conformidade com os regulamentos em vigor. As Eliminatórias para a Copa do Mundo são uma competição da FIFA. Todas as decisões relativas à organização e desenvolvimento são exclusiva responsabilidade da FIFA”.

Veja Também