Reunião pode confirmar retorno da torcida aos estádios nesta semana

Postado em: 05-09-2021 às 18h24
Por: Felipe André
Último jogo oficial em Goiás com torcida foi entre Atlético-GO e São José-RS | Foto: Paulo Marcos/ACG

Uma reunião agendada para esta quarta-feira (8/9) pode marcar o retorno do público aos estádios brasileiros. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou aos clubes neste final de semana sobre um encontro extraordinário para debater sobre a volta da torcida. Nos bastidores é visto como concreto a possibilidade de ser aprovado já para o início do segundo turno da Série A, ou seja, para o próximo final de semana, que em Goiânia vai ter Atlético Goianiense e Corinthians, no estádio Antônio Accioly e na sexta (10/9) com Vila Nova e Náutico pela Série B, no OBA.

O que precisa ser acordado entre os clubes foi a intenção de todos terem a possibilidade de contar com público, o que dependeria da liberação de cada estado. A limitação para cada estádio deve ficar entre 10% e 50% conforme a situação do número de casos e de mortos pela Covid-19 em cada região. A prefeitura de Goiânia já aprovou o protocolo do retorno da torcida aos estádios e então não pretende ficar para trás.

Com esse acordo, verbal, entre os clubes de apenas retornarem com a aprovação de todos os estados, duas situações podem comprometer essa reunião. O estado de São Paulo, através do governador João Dória, havia anunciado a volta da torcida apenas em novembro, enquanto o estado de Santa Catarina preferiu optar por outubro. Caso contornado, a volta do público fica eminente. Na última sexta-feira (3), o Rio Grande do Sul publicou decreto que libera retorno de público aos estádios. O texto fala que deverão ser seguidos protocolos e o limite por partida é de 2,5 mil pessoas.

Em Goiás, apenas quatro equipes possuem calendário para os próximos meses. Atlético Goianiense é o único representante do estado na primeira divisão e pode ter público já no próximo domingo, como citado, diante do Corinthians. Goiás e Vila Nova estão na Série B, o primeiro só teria torcida no dia 18 deste mês, em um sábado, contra o Brasil de Pelotas. O Tigre seria diante do Náutico nesta sexta-feira. A Aparecidense avançou para a segunda fase da Série D, faz seu primeiro duelo fora de casa e caso aprovado pela prefeitura de Aparecida de Goiânia, teria torcida presente daqui duas semanas.

O último duelo, oficial, no estado de Goiás com público aconteceu no dia 11 de março de 2020, quando o Atlético Goianiense venceu o São José-RS por 2 a 0 no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Dias depois, 14 e 15, houve uma rodada do Campeonato Goiano já com portões fechados e na sequência o torneio foi paralisado.

Compartilhe: