Quem leva a ‘orelhuda’?

Juventus e Real Madrid se enfrentam, neste sábado, pela final da Liga dos Campeões da Europa

Postado em: 03-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Quem leva a  ‘orelhuda’?
Juventus e Real Madrid se enfrentam, neste sábado, pela final da Liga dos Campeões da Europa

FELIPE BONFIM

Juventus e Real Madrid entram em campo neste sábado (03), às 15h45 (horário de Brasília), e se enfrentam pelo troféu mais cobiçado da Europa. A decisão da Liga dos Campeões acontece no Estádio Nacional de Gales, em Cardiff (País de Gales). Os italianos buscam o terceiro título na competição, tendo levantado a taça pela última vez na temporada 1995/96. Os espanhóis, atuais campeões e donos do maior número de conquistas no torneio, tentam levar a “orelhuda” pela 12ª vez na história.

O confronto deste final de semana colocará frente a frente melhor defesa e ataque da competição. A equipe italiana, capitaneada pelo goleiro Buffon, foi vazada apenas três vezes em 14 jogos – duas na fase de grupos e uma na semifinal. O camisa 1 da “Velha Senhora”, inclusive, busca seu primeiro título de Champions.

Continua após a publicidade

Campeão do mundo com a Itália e com diversas conquistas com a Juve, ele ainda busca a taça europeia para coroar a tão vitoriosa carreira. “Me provocaria e me provocará uma grande alegria. Ao final, quando chega a esse ponto, sabe porque chegou. E o quanto se sacrificou. É como um prêmio, uma gratificação. E dividir com toda a equipe de trabalho é especial. Quero fazer ainda mais para que a equipe chegue a esse ponto”, disse.

Buffon chegou muito perto de conquistar a Liga dos Campeões na temporada 2015/16, quando a Juventus chegou à decisão, mas acabou derrotada pelo Barcelona, por 3 a 1. O goleiro enxerga o confronto com o Real de forma semelhante àquele de dois anos atrás.

“As sensações são muito similares. Produzem as mesmas sensações e sentimentos. Você tem que estar concentrado e com um medo moderado. Temos que ter essa arma para enfrentar essa partida da melhor maneira”, afirmou.

Os espanhóis, por sua vez, chegam com um ataque poderoso liderado por Cristiano Ronaldo e balançaram as redes 32 vezes também em 14 partidas. Apesar da evidente superioridade ofensiva, o técnico Zinedine Zidane não vê o Real como favorito ao título.

“Não há pressão. O Real Madrid sabe viver com pressão sempre. Vivi como jogador e agora como treinador. Vocês como jornalistas também sabem como é esse clube. Dizem que somos favoritos, mas não é assim no futebol, ainda mais em finais. Não somos favoritos, nem a Juve. É 50% a 50%. Estamos aqui e vamos tentar fazer o máximo possível para ganhar esta Champions”, concluiu.

Lateral da seleção brasileira e nome importante no time de Madrid, Marcelo não acredita que, apesar de forte defensivamente, o adversário irá se fechar. Ele aposta em uma Juventus mais solta no ataque e em busca do gol.

“Essa é uma final de Liga dos Campeões, então é bem possível que a Juve tente mexer um pouco com as coisas. Nós estamos muito focados no que precisamos fazer. Sabemos para o que viemos fazer aqui e isso não nos afeta muito. Estamos aqui para defender o Real Madrid e amanhã vamos dar o nosso máximo em campo”, concluiu.


Taça

Um dos ícones do futebol mundial, a taça da Liga dos Campeões ganhou este apelido graças ao seu formato, com alças que lembram orelhas. Ela tem 73,5 centímetros de altura e pesa 7,5 quilos. Apenas clubes que conquistaram o torneio cinco vezes ou três vezes de forma consecutiva têm um exemplar na sala de troféus. Real Madrid, Ajax, Bayern de Munique, Milan e Liverpool são os únicos com esse mérito. 

Veja Também