Quinta-feira, 28 de março de 2024

Com apoio de Atlético-GO, clubes pressionam e liminar do Flamengo para ter público na Série A é derrubada

A rodada do final de semana, a 21ª da primeira divisão, esteve em risco por cerca de 24 horas. Após o Flamengo

Postado em: 16-09-2021 às 19h43
Por: Felipe André
Imagem Ilustrando a Notícia: Com apoio de Atlético-GO, clubes pressionam e liminar do Flamengo para ter público na Série A é derrubada
Flamengo contou com a presença de torcida na Copa do Brasil, mas foi impedido de ter público no Brasileirão | Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

A rodada do final de semana, a 21ª da primeira divisão, esteve em risco por cerca de 24 horas. Após o Flamengo conseguir uma liberação na prefeitura do Rio de Janeiro para contar com público na Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores, 17 equipes, com exceção do próprio time carioca, Atlético-MG e Cuiabá, entraram com um pedido formal de adiamento de todas as 10 partidas deste final de semana. Após a pressão, a liminar foi derrubada.

Apesar de contar com público no jogo contra o Grêmio, de volta pelas quartas de final da Copa do Brasil, o Flamengo queria contar com os torcedores também neste domingo (19). Os cariocas voltam a enfrentar os gaúchos, mas diferentemente, não terá público presente. Os 17 clubes enviaram uma carta a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que foi endossada pelo Atlético-GO, representante do estado na elite do futebol nacional, que então decidiu recuar.

A decisão de derrubar a liminar do Flamengo partiu do vice-presidente do STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva), Felipe Bevilacqua. Esse empecilho para o time carioca foi mantido até a segunda reunião entre os clubes da primeira divisão e a CBF, que está marcada para o dia 28 deste mês. O “Mengão” então decidiu respeitar a decisão e aguardar esse novo encontro virtual, do qual o presidente, Rodolfo Landim, não participou da última vez.

Continua após a publicidade

Com isso o duelo deste final de semana, que será realizado entre sábado (18) e segunda-feira (20), está mantido. O Atlético Goianiense embarca na manhã de hoje para São Paulo, onde encerra sua preparação na capital paulista e entra em campo neste domingo, contra o Tricolor Paulista, às 16h (horário de Brasília), no estádio do Morumbi.

“Diante do caráter de urgência ante a possível violação à legislação federal posta e consubstanciado nas inúmeras petições e manifestações dos autos, bem como tratando-se de matéria com escopo relevante e que traduz, em análise perfunctória, probabilidade de dano de difícil ou incerta reparação com a iminente não realização da rodada deste próximo final de semana, concedo parcialmente o efeito suspensivo ativo vindicado, para o fim de afastar parcialmente os efeitos da medida liminar concedida nestes autos até a reunião do conselho técnico, este a ser realizada no próximo dia 28 de setembro”, diz trecho da decisão de Felipe Bevilacqua.

Atlético-GO

Enquanto estados como São Paulo, Bahia, Pernambuco e Ceará ainda não liberaram a volta da torcida, em Goiás isso já é possível. Apesar disso, diferentemente de Goiás e Vila Nova, que disputam a segunda divisão nacional, que foram atrás do STJD, e a partir da próxima rodada podem colocar 1.500 torcedores em seus estádios próprios.

Com a possibilidade de recorrer à justiça, o Atlético Goianiense entende que não é o momento para isso. O rubro-negro já reforçou em algumas oportunidades o desejo de voltar com seus torcedores no momento em que todos os 20 clubes da primeira divisão assim possam também fazer. Apesar de próximo de Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, Adson Batista, que é presidente do Atlético-GO, não aprovou a atitude do mandatário carioca e também foi contra a liberação da torcida apenas para um time.

Veja Também