Quinta-feira, 28 de março de 2024

Clube de Engenharia promove o XVI Torneio Interno de Basquete

O Clube de Engenharia de Goiás iniciou na última quinta-feira (14) o tradicional Torneio Interno de Basquete, que este ano chega à

Postado em: 18-10-2021 às 12h00
Por: Victor Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Clube de Engenharia promove o XVI Torneio Interno de Basquete
A competição reúne 100 jogadores, divididos em 38 equipes com idades que variam entre 8 a 16 anos | foto: Nara Serra

O Clube de Engenharia de Goiás iniciou na última quinta-feira (14) o tradicional Torneio Interno de Basquete, que este ano chega à XVI edição. Os jogos acontecem às terças e quintas-feiras, das 14h às 20h, e reúne cerca de 100 jogadores, divididos em 38 times, sendo um misto. O torneio, que será encerrado no dia 28 de outubro é dividido por categoria de acordo com a idade, que varia de 8 a 16 anos.

O basquete é uma das escolinhas mais antigas do CENG. Fundada em 1987, pelo professor José Henrique Brandão, pelo clube já passaram vários atletas que hoje jogam em outros Estados. Há dois anos, a disputa segue o modelo trinca, com times formados por três jogadores em cada equipe, também conhecido por 3×3, e foi adotado nas Olimpíadas de Tóquio, realizadas entre julho e agosto deste ano, mas a estreia internacional da modalidade ocorreu em Cingapura, nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2010.

O jogo de trinca é jogado apenas na metade da quadra de basquete com três jogadores em cada equipe. As partidas têm duração de 7 m ou 11 pontos. Em caso de empate, há prorrogação.
Diferente do basquete tradicional, os arremessos de dentro do garrafão valem 1 ponto e de fora, 2.
O time que estiver com a posse da bola tem 12″ para arremessar e se houve roubo de bola, o jogador tem de sair do garrafão para arremessar.

Continua após a publicidade

Não há limites de faltas individuais, mas falta coletiva dá direito a dois lances livres para o time que sofreu a infração. Depois da 10ª, quem sofreu a infração tem direito à posse da bola, além dos dois arremessos livres.
Cada time tem direito a um tempo técnico e não há limites para substituições, mas elas só têm validade se os atletas tocarem as mãos no fundo da quadra no ato da mudança.

Serviço
Assunto: Torneio Interno de Basquete do Clube de Engenharia de Goiás
Data: 14 a 28 de outubro de 2021
Horas: 14 às 20h
Local: Clube de Engenharia de Goiás, Rua 132, nº 500, Setor Sul

Veja Também