Quinta-feira, 28 de março de 2024

Atlético-GO vai solicitar junto a CBF maior reconhecimento de título de 1971

Nesta terça-feira (19/10) o Atlético Goianiense celebra 50 anos da primeira conquista nacional do estado. No dia 19 de outubro de 1971,

Postado em: 19-10-2021 às 22h00
Por: Felipe André
Imagem Ilustrando a Notícia: Atlético-GO vai solicitar junto a CBF maior reconhecimento de título de 1971
A competição durou mais de um mês e contou com 16 clubes de 11 estados diferentes | Foto: Divulgação/Atlético-GO

Nesta terça-feira (19/10) o Atlético Goianiense celebra 50 anos da primeira conquista nacional do estado. No dia 19 de outubro de 1971, o rubro-negro contou com gol de Luizinho para celebrar o título, que agora pretende homologar junto a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) um reconhecimento maior, como um título da Série B ou até mesmo um torneio a parte, como foi o caso da Primeira Liga anos atrás.

Um das provas inequívocas de que o Atlético pode fazer a reivindicação de reconhecimento desse título como equivalente a uma série B é que esse torneio foi apoiado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) à época, atual CBF, e, portanto foi muito mais que uma competição amistosa, conforme trecho da Revista Placar.

A competição durou mais de um mês, teve duas cidades sede, sendo Goiânia e Anápolis, trinta e nove jogos, setenta e sete gols, contou com 16 clubes de 11 Estados diferentes, fases classificatórias e depois eliminatórias. Os times que participaram foram: Goiânia, Fluminense-BA, Vila Nova, Desportiva-ES, Anápolis, União Bandeirante-PR, Ponte Preta, Campo Grande-RJ, Goiás, Fast-AM, Moto Clube-MA, Náutico-PE, Campinas, Fortaleza e Botafogo-PB.

Continua após a publicidade

“Quando surgiu a ideia, foi um rebuliço em Goiânia. Mas, depois, as dificuldades foram aparecendo…”. Esta semana a grande notícia chegou, vindo simultaneamente do Rio e do Governo do Estado de Goiás: do Rio, a aprovação da CBD. João Havelange achou muito boa a ideia, prometendo oficializar o torneio, desde que prove ser rentável. E, ainda do Rio, a promessa do brigadeiro Jerônimo Bastos de que o CFD vai estudar uma fórmula para ajudar quanto aos transportes. Do governo goiano, a liberação de Cr$ 105.000,00 para as despesas de estada das delegações de outros estados”, disse trecho da Revista Placar sobre a competição, em 1971.

A grande decisão, com o gol marcado por Luizinho, foi diante da Ponte Preta e aconteceu no estádio Olímpico. O Atlético Goianiense era comandado pelo técnico Paulo Gonçalves e contou com os seguintes jogadores em seu elenco: Zé Geraldo, Raimundinho, Luizinho, Lico, Claudinho, Paghetti, Dadi, Dezoito, Poli, Pedro Bala, Beloianes, Nelsão, Vavá, Jota Alves, Marcos, Ronaldo, Dida, Tung e Celso.

Veja Também