Wendel Batata destaca aprendizado do Atlético-GO nas competições nacionais de base

Em meio a reta final das competições de base em Goiás, o Atlético Goianiense teve dois semestres diferentes em relação a resultados.

Postado em: 25-10-2021 às 14h23
Por: Felipe André
Imagem Ilustrando a Notícia: Wendel Batata destaca aprendizado do Atlético-GO nas competições nacionais de base
Gerente da base atleticana fez uma análise da participação do clube no Brasileirão Sub-17 e Sub-20 | Foto: Bruno Corsino/ACG

Em meio a reta final das competições de base em Goiás, o Atlético Goianiense teve dois semestres diferentes em relação a resultados. Pela primeira vez o clube participou do Campeonato Brasileiro Sub-17 e do Sub-20, este último que foi encerrado na segunda semana deste mês, e teve calendário completo para as duas últimas categorias em sua base e o mesmo deve acontecer em 2022. As vagas no Brasileirão de base são definidas através do ranking de clubes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que é atualizada todo após após o fim do calendário dos times profissionais.

A permanência na Série A deve indicar mais um ano do Atlético-GO no top-20 e isso indicaria mais uma participação no Brasileirão Sub-17 e Sub-20. Com isso em mente, o clube decidiu mudar sua filosofia na captação de atletas com o “projeto escadinha”. Na categoria sub-17, o Atlético Goianiense ficou com a 15ª melhor campanha geral, sendo o oitavo do grupo A na primeira fase. No sub-20, ficou na última colocação, com três vitórias em 19 jogos.

“A experiência foi boa e válida. A primeira vez que disputamos essa competição, para vários jogadores também foi a primeira oportunidade tanto no sub-17, quanto no sub-20. Conseguimos ter um parâmetro nessas categorias a nível nacional, tanto que achavamos que iriamos sofrer mais no sub-17, mas foi lá que tivemos um melhor desempenho e no sub-20 achavamos que tinhamos um time mais ou menos pronto e foi onde mais sofremos. A questão de parâmetro nacional foi o principal aprendizado que tiramos. Agora conseguimos nos planejar melhor para o próximo ano”, revelou o Gerente das Categorias de Base do Atlético-GO, Wendel Batata, para o Jornal O Hoje.

Continua após a publicidade

Com o resultado ruim no sub-20, ao longo do Campeonato Brasileiro a diretoria decidiu fazer mudanças, no elenco e na comissão técnica. Houve dispensas de atletas e troca de treinador, saiu Raphael Miranda e chegou Rogério Corrêa. Agora o elenco voltou as atenções para o Campeonato Goiano, que garante três vagas para o estado na disputa da Copa São Paulo de Futebol Jr em 2022. O Dragão está nas quartas de final e vai enfrentar a Aparecidense.

“O sub-20 tivemos que remontar durante o campeonato, colocamos muitos atletas do sub-17 e acabou sendo bom, fizemos uma transição rápida com eles. Acreditamos que essa minutagem vai ajudar eles no ano que vem, para trazer atletas de maneira pontual. No fim só fortaleceu a ideia de que precisamos investir mais nas categorias menores, para os atletas passarem mais tempo dentros dos clubes. Os jogadores que chegam no sub-17 e sub-20 não são formação nossa, chegam com vícios e eu acho que precisamos pautar pela formação com mais tempo dentro do clube”, completou Wendel Batata.

Veja Também