Em evento-teste, Catar inaugura estádio da abertura da Copa de 2022

Valida pela Copa Árabe, a vitória do Catar em cima do Bahrein, por 1 a 0, marcou a estreia oficial da arena.

Postado em: 30-11-2021 às 19h01
Por: Breno Modesto
Imagem Ilustrando a Notícia: Em evento-teste, Catar inaugura estádio da abertura da Copa de 2022
O Al Bayt Stadium, palco da abertura da Copa de 2022, foi oficialmente inaugurado | Foto: FIFA

Há menos de um ano do início da próxima edição da Copa do Mundo, que será disputada no Catar, o Al Bayt Stadium, palco da abertura e do primeiro jogo da competição, no próximo dia 21 de novembro, foi oficialmente inaugurado. Valida pela Copa Árabe, a vitória do Catar em cima do Bahrein, por 1 a 0, marcou a estreia oficial da arena. Foi do meia Abdulaziz Hatem, do Al-Rayyan, do Catar, o primeiro gol marcado na praça esportiva, que tem capacidade para 60 mil torcedores.

Além da partida, o evento contou também com show de luzes e um espetáculo artístico voltado para a cultura árabe, tendo como gancho um evento que reunirá 16 seleções da região da Península Arábica até o dia 17 de dezembro. 

A Copa Árabe é um evento oficial da FIFA, ou seja, usa todo o protocolo de qualquer competição organizada pela entidade máxima do futebol. A intenção e expectativa é de que este seja o maior teste prévio para a Copa de 2022, já que a Copa das Confederações, que tinha este papel, foi extinta pela própria FIFA, na edição de  2017, quando teve a Alemanha como campeã.

Continua após a publicidade

O Al Bayt é um dos principais estádios construídos para a Copa de 2022 e, além da abertura, receberá também confrontos de oitavas, quartas e uma das semifinais. Somente o Lusail, palco da final, tem capacidade superior, com 80 mil lugares, a este estádio, que tem o formato de uma enorme tenda árabe. Ele chama a atenção pelo design, mas também pelo fato de ter quartos de hotel construídos em um setor dentro do estádio. Porém, eles só funcionarão depois do fim do Mundial.

O estádio fica localizado na cidade de Al Khor, ao norte de Doha, e é a arena mais afastada do centro da capital entre os oito palcos que serão usados na Copa do Mundo. Ainda assim, está a apenas 70 quilômetros do Al Janoub, estádio que fica na região de Al Wakrah, mais ao sul do pequeno país.

Com o Al Bayt oficialmente inaugurado, todos os oito palcos que serão usados na Copa do Mundo de 2022 estão prontos. No início do ano, em fevereiro, o Palmeiras atuou em uma dessas praças esportivas, o Education City Stadium, também em Doha, foi uma das sedes do Mundial de Clubes de 2020

Veja Também