Com ultrapassagem na última volta, Verstappen é campeão da Fórmula 1

Postado em: 12-12-2021 às 19h41
Por: Breno Modesto
O holandês Max Verstappen conquistou, neste domingo (12), seu primeiro título na Fórmula 1 | Foto: Red Bull Racing

A Fórmula 1 tem um novo campeão. Com emoção do começo ao fim, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, neste domingo (12), e conquistou seu primeiro título na principal categoria do automobilismo.

Pole position, Verstappen foi ultrapassado por Lewis Hamilton, da Mercedes, com quem disputava o título, logo na largada, chegando a tocar o rival na primeira curva do Circuito de Yas Marina.

Porém, no fim da prova, um safety car, acionado por uma batida do canadense Nicholas Latifi, da Williams, permitiu que Max se aproximasse de Hamilton e o superasse na última curva da última volta.

Verstappen e Hamilton chegaram empatados ao GP de Abu Dhabi. Nas 21 corridas anteriores, cada piloto havia somado 369,5 pontos. Com a vitória e a volta mais rápida da prova, o holandês garantiu mais 26 pontos, indo a 395,5 e abrindo oito de frente para o inglês.

Apesar de perder o campeonato de pilotos, a Mercedes garantiu, com o segundo lugar de Hamilton, em Yas Marina, seu oitavo título de construtores, anotando 613,5 pontos contra 585,5 da rival Red Bull. Companheiro de Hamilton na equipe alemã, Valtteri Bottas ficou com a terceira colocação no Mundial.

Após o fim da corrida, Verstappen, que se tornou o primeiro holandês a conquistar o título da Fórmula 1, disse que a conquista era uma loucura e que estava feliz por, finalmente, ter tido “um pouco de sorte”.

“É uma loucura. Não sei o que dizer. Estou muito feliz pela equipe e por todos esses caras. Eu amo muito trabalhar com eles. Finalmente, hoje tive um pouco de sorte. Minha equipe sabe que eu os amo e quero fazer isso com eles pelos próximos 10 ou 15 anos”, disse Verstappen após a vitória em Abu Dhabi.

Compartilhe: